Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALÍVIO

Câmara Federal pode derrubar veto ao subsídio da energia elétrica rural

Texto que dá regime de urgência foi aprovado por 23 votos a favor e apenas 3 contra na Comissão de Minas e Energia da Casa na sessão do último dia 10

Publicado em 15/04/2019 às 05:50

Subsídio às tarifas de energia elétrica das áreas rurais tem se tornado guerra jurídica entre Palácio do Planalto e oposição em Brasília (Foto: Reprodução)

Está na pauta de votações desta terça-feira (16) da Câmara dos Deputados em Brasília, proposta de acelerar a tramitação do Projeto de Lei que revoga o decreto presidencial assinado em 2018 por Michel Temer, extinguindo os subsídios destinados à redução das tarifas de energia elétrica rural. Segundo cálculos feitos pelo Ministério da Fazenda, caso o benefício volte a ser concedido, o Governo Federal terá que arcar com um custo adicional de R$ 3,4 bilhões por ano já a partir de 2019.

DERROTA DO GOVERNO - O texto que dá à proposta caráter de urgência foi aprovado por 23 dos 26 deputados que integram a Comissão de Minas e Energia da Casa no último dia 10 (quarta-feira). Votaram contra a proposta apenas os parlamentares que integram a base de sustentação do Palácio do Planalto.

RELEMBRANDO – Conforme adiantado pelo Portal da Cidade anteriormente, o fim do subsídio dado pelo Governo Federal aos consumidores de energia elétrica de áreas rurais foi decretado pelo Executivo no dia 28 de dezembro e, caso mantido, prevê redução do desconto das tarifas em parcelas de 20% ao ano durante 5 anos consecutivos, tendendo a zero até 2024. (releia matéria completa aqui)

Fonte:

Deixe seu comentário