Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

QUADRINHOS

Biblioteca Monteiro Lobato inicia Semana dos Quadrinhos em Lucas do Rio Verde

Gênero literário se tornou peça fundamental para a alfabetização de muitas pessoas e encanta leitores de todas as idades

Publicado em 11/02/2019 às 04:42
Atualizado em

Biblioteca Montero Lobato, de Lucas do Rio Verde, promove a Semana da História em Quadrinhos (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato está comemorando a Semana da História em Quadrinhos. A atividade, segundo os organizadores, busca chamar a atenção do público leitor para uma modalidade de literatura que faz parte de momentos de lazer e aprendizado da maioria das pessoas.

Segundo a professora Simone da Silva, coordenadora da biblioteca, “os visitantes de nosso espaço poderão, ao longo de toda a semana, aprender mais sobre a história das revistas em quadrinhos, como surgiu a primeira tirinha, fatos interessantes sobre determinadas publicações, a importância destas revistas para a formação das crianças, desde a alfabetização até a adolescência”.

A partir de hoje (segunda-feira,11) até a próxima sexta-feira (15) haverá, além da leitura de revistas em quadrinhos no espaço da biblioteca, a realização de oficinas ensinando aos visitantes como produzir sua própria história.

As escolas que desejarem agendar visitas de turmas à biblioteca Monteiro Lobato podem entrar em contato pelo telefone 3548-2549 para saber qual é o melhor dia e horário para a visita guiada. A biblioteca atende das 07h às 11h e das 13h às 17h, durante a semana, exceto sábados e domingos.

QUEM INVENTOU? – Há uma certa controvérsia entre os pesquisadores sobre quem inventou a revista em quadrinhos. Alguns especialistas no assunto afirmam que a publicação mais antiga da qual se tem notícias sobre uma história contada a partir de desenhos data de 17 de maio de 1890, quando, na Inglaterra, Alfred Harmsworth, Lorde de Northcliffe, lançou em Londres a revista de sátiras Comic Cuts. Em apenas um mês após seu lançamento, a revista já vendia, semanalmente, mais de 300 mil exemplares.

Outros creditam ao norte-americano Richard Outcalt a paternidade das revistas em quadrinhos. Segundo estas fontes, foi em 1897, com o lançamento das histórias The Yellow Boy, para o New York Journal. A inovação de Outcault para os demais é que foi ele a introduzir nas histórias o balão das falas, característica mais marcante deste gênero de literatura.

No entanto, nenhum dos dois é mais antigo que o brasileiro Ângelo Agostini. Foi ele a publicar, ainda em 1869, no jornal Vida Fluminense, do Rio de Janeiro, então Capital do Império, “As Aventuras de Nhô Quim”.

Fonte:

Deixe seu comentário