Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EDUCAÇÃO

Conheça o IFMT Lucas do Rio Verde: Ilha de excelência em educação

Instituto carrega tradição de mais de um século formando profissionais capazes de associar conhecimento técnico com responsabilidade social.

Publicado em 04/10/2018 às 22:09
Atualizado em

Dr. João Vicente Neto e Carlos Henrique Rodrigues, Diretor e aluno atestam qualidade do IFMT (Foto: Portal da Cidade)

O primeiro foi fundado em 1909 pelo governo do presidente Nilo Peçanha e buscava aproximar conhecimentos científico, tecnológico e profissionalizante em um mesmo sistema educacional. As primeiras 19 unidades foram chamadas de Escolas de Aprendizes Artífices e, mais tarde, foram rebatizados de Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Cefet.

Hoje os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia estão em todos os estados brasileiros e atendem atualmente quase 800 mil jovens estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho, oferecendo uma ampla visão da importância de desenvolvimento social que têm a ciência e a tecnologia.

Em Lucas do Rio Verde
Instalado em Lucas do Rio Verde desde março de 2015, a unidade de Lucas do Rio Verde do Instituto Federal de Mato Grosso conta com seis salas de aula e mais nove laboratórios que atendem aproximadamente 260 estudantes do Ensino Médio Técnico-profissionalizante e do Ensino Superior.

O diretor geral do Campus avançado do IFMT de Lucas do Rio Verde, Dr. João Vicente Neto, comenta que todos os alunos, tanto do Ensino Médio quanto do Ensino Superior, têm 60% de sua grade curricular aplicada dentro dos laboratórios. “Todos os nossos laboratórios contam com equipamentos que proporcionam aos nossos alunos tanto a prática daquilo que aprenderam em sala de aula quanto o desenvolvimento de pesquisa em diversos ramos da biotecnologia. Além disso temos visitas a campo e estágios em empresas que tornam nossos alunos, depois de formados, prontos para aplicar seus conhecimentos em fazendas, indústrias que trabalham com biotecnologia, laboratórios de desenvolvimento de novas variedades de cultivares e outros setores que demandem estes conhecimento”, afirma.

Diferenciais
O professor João Vicente ainda indica o que ele caracteriza como o principal diferencial do IFMT sobre as escolas convencionais. Segundo ele, “o IFMT trabalha com a integração do Ensino Médio com o conhecimento técnico profissionalizante. Todas as disciplinas que temos no sistema de ensino convencional, aqui, encontram aplicação efetiva para a tecnologia e isso facilita a compreensão do aluno na hora de transformar estas informações em conhecimentos práticos. Esse modelo gera as condições para que nossos alunos, depois de concluírem todo o curso, sejam profissionais mais aptos a oferecer ao mercado de trabalho competências  mais amplas e eficientes no trato com os desafios que aparecerem pela frente”.

Outro fator relevante é a atenção dada ao aluno que, vindo de uma outra instituição de ensino, apresenta dificuldades no domínio das disciplinas e da metodologia vigente no IFMT. Neste sentido, diz o Diretor, “oferecemos um treinamento intensivo de revisão de todos os conteúdos comuns desde o 6º. Ano do Ensino Fundamental para que ele consiga acompanhar as aulas teóricas e práticas que temos aqui. Isso foi necessário porque vimos, com o passar do tempo, que alguns de nossos alunos chegavam para estudar aqui com sérias deficiências em conhecimentos básicos e demoravam até oito meses para se adaptarem ao nosso modelo [...] hoje, com essa atenção especial dada, reduzimos esse período a um ou dois meses”.

Preparado para o futuro
Um dos exemplos de sucesso do modelo integrado de educação oferecido pelo IFMT de Lucas do Rio Verde é o jovem Carlos Henrique Rodrigues, de 18 anos, aluno do 4º semestre da graduação em Biotecnologia.

Carlos conta à nossa reportagem que sempre gostou de ciências biológicas e de química, mas não desejava ter que escolher entre uma ou outra área. “Vi no curso de biotecnologia a oportunidade de agregar os dois campos através do curso ofertado pelo IFMT daqui de Lucas do Rio Verde. Por receber um treinamento tão amplo, quando eu sair daqui formado, serei capaz de enfrentar diversos desafios profissionais que talvez não conseguisse se estivesse matriculado em outra instituição. O mercado de trabalho exige profissionais com essa versatilidade”.

Fonte:

Deixe seu comentário