Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

BENEFÍCIO

Estudantes podem requerer suspensão temporária do pagamento de parcelas do Fies

Nova norma deverá ser regulamentada nos próximos dias pelo Comitê Gestor do Fies

Publicado em 17/07/2020 às 22:35

Lei Federal permite suspensão temporária do pagamento de parcelas do Fies (Foto: Assessoria/Procon-MT)

O Governo Federal publicou uma lei que permite a suspensão temporária do pagamento das parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro de 2020, data final da vigência do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19.

A suspensão vale para pagamentos em fase de utilização, carência ou amortização. Para solicitar o benefício, o estudante deverá manifestar interesse junto ao agente financeiro do Fies, por meio dos canais de atendimento que serão disponibilizados para essa finalidade.

Podem requerer a suspensão do pagamento estudantes que estavam em dia com as prestações do financiamento até o dia 20 de março e também aqueles que estavam com parcelas em atraso por até 180 dias antes dessa data.

A nova norma deverá ser regulamentada nos próximos dias pelo Comitê Gestor do Fies, que estabelecerá os critérios e procedimentos que deverão ser adotados pelos estudantes, bem como as regras para renegociação e abatimento das parcelas.

Além da suspensão de pagamento, a Lei nº 14.024/2020 criou um sistema de refinanciamento: o Programa Especial de Regularização do Fies que permite a quitação integral até 31 de dezembro de 2020, em parcela única, haverá redução de 100% dos encargos moratórios. Também poderá ser feita a liquidação em quatro parcelas semestrais, até 31 de dezembro de 2022, ou 24 parcelas mensais, com redução de 60% dos encargos moratórios, com vencimento a partir de 31 de março de 2021.

A nova legislação prevê, ainda, a possibilidade de parcelamentos em 145 ou 175 parcelas mensais, que receberão redução de 40% e 25%, respectivamente. Nesses casos, os pagamentos começarão a partir de janeiro de 2021 e o valor de entrada será a primeira parcela mensal a ser paga.

A lei estabelece, também, abatimento nas parcelas para profissionais de medicina, enfermagem e demais áreas da saúde, com seis meses ou mais de trabalho no atendimento a infectados pela Covid-19.

Fonte:

Deixe seu comentário