Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EDUCAÇÃO

Prazo para inscrição no curso de licenciatura em Pedagogia da UFMT termina na 2ª

Seleção dos candidatos será feita por meio de prova online e da análise das notas do Enem de 2018 e 2019

Publicado em 18/09/2020 às 23:19

40 vagas estão disponíveis para o Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil de Lucas do Rio Verde – UAB/LRV (Foto: Divulgação/Ascom)

A fase de inscrição para o curso de licenciatura em Pedagogia terminará na próxima segunda-feira, 21. Das 230 vagas ofertadas pelo processo seletivo aberto pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na modalidade à distância, 40 estão disponíveis para o Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil de Lucas do Rio Verde – UAB/LRV.  

O curso será oferecido pelo Instituto de Educação do Campus Universitário de Cuiabá, em parceria com a Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) e as inscrições somente poderão ser feitas via online no site da UFMT mediante o pagamento de uma taxa de R$ 70,00. O prazo para pedidos de isenção do valor da taxa se estendeu de 02 a 04 de setembro.

A vinda do curso faz parte do investimento da Secretaria Municipal de Educação em formação inicial e em formação continuada dos profissionais que compõem a rede de ensino básico. “Fizemos uma série de gestões para a vinda deste novo curso de Pedagogia para Lucas do Rio Verde porque aqui nós estamos ampliando o atendimento da educação infantil e isso demanda muitos professores pedagogos formados com uma base de qualidade como essa oferecida historicamente pela UFMT”, destacou a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.

O momento é de mobilização no sentido de despertar o interesse dos profissionais para que seja formada uma nova turma e esse investimento contribua para a manutenção do nível referenciado da educação do município. Do mesmo modo que a Secretaria atuou firmemente para trazer o curso de Matemática, já em andamento no polo local da UAB, novas gestões têm sido feitas para a vinda dos cursos de História e de Biblioteconomia. “São professores qualificados, motivados e comprometidos que garantem a qualidade do ensino e isso só se consegue com investimento e valorização profissional”, ressalta.

Segundo a coordenadora do polo local da UAB/LRV, Juliana Gonçalves de Souza França, o edital nº 013/2020 da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) prevê que o total de vagas do curso de Pedagogia será distribuído entre quatro tipos de demandas. “Metade será reservada para o Sistema da Lei de Cotas, uma parte será destinada para demanda específica (DE), profissionais da rede pública de educação em efetivo exercício, outra para demanda social de ampla concorrência (AC), ou seja, qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente, e, por fim, outra parte será reservada para os próprios profissionais da UFMT”, explica a coordenadora.

A seleção dos candidatos se dará de duas formas: os profissionais de educação em efetivo exercício farão uma prova online nos dias 17 e 18 de outubro e os demais concorrentes passarão por um processo de análise da nota do Enem de 2018 e 2019. “Assim que o candidato informar o CPF para a inscrição, a UFMT, por meio da base de dados do governo federal, vai puxar sua pontuação global durante as provas do Enem para definir a classificação”, destaca.

O prazo final para a interposição de recursos contra indeferimento de inscrição vai de 01 a 02 de outubro de 2020. A divulgação da relação definitiva de candidatos inscritos se dará no dia 09 de outubro de 2020. O resultado final do processo seletivo e a convocatória para a primeira pré-matrícula eletrônica está previsto para o dia 09 de novembro de 2020.

Fonte:

Deixe seu comentário