Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

REGIMENTALMENTE

Callai impetra mandado de segurança contra eleição da Mesa Diretora da Câmara

Segundo o vereador, mandado não é contra Dirceu Cosma, eleito, mas para preservar o ordenamento destacado no Regimento Interno

Publicado em 09/12/2018 às 21:13

"Quero resguardar o Regimento Interno da Casa, que, sob meu ponto de vista, foi ferido", disse Callai ao Portal da Cidade (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Após o resultado da eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde para o biênio 2019/2020, o vereador Airton Callai (PRB) entrou com um mandado de segurança solicitando o cancelamento da votação.

Esta manhã, Callai recebeu nossa reportagem em seu gabinete e fez questão de pontuar o motivo de sua decisão:

“Quero deixar bem claro que impetrei o mandado de segurança em favor do meu entendimento sobre o que determina o Regimento Interno da Casa, e não porque tenho algo contra o nome do vereador Dirceu Cosma (PV) para presidente. Sob meu ponto de vista o Regimento Interno foi ferido, pois o candidato a vice-presidente estava inscrito nas duas chapas, o que é condenado pelo Regimento. Mesmo assim a votação foi feita e eleita a chapa 1. Quero apenas preservar o Regimento Interno”.

Caso a Justiça acolha o pedido do parlamentar, o certame que elegeu Dirceu Cosma como novo presidente do Legislativo municipal será declarado inválido e nova eleição precisará ser convocada.

PRESIDÊNCIA – Callai ainda declarou que sua intenção é fazer valer o que determina o Regimento Interno e que não nutre nenhum interesse em formar uma nova chapa para concorrer à presidência da Câmara de Vereadores.

O atual presidente, vereador Jiloir Peliciolli (PDT), comentou ao Portal da Cidade com exclusividade que “o mandado de segurança está nas mãos do Juiz e agora e só esperar para saber o julgamento do mérito. O que a justiça decidir vamos acatar. Se for cancelada a eleição, vamos fazer outra. Se não permanecer como está. O que eu não posso é me antecipar à decisão judicial”. 

Segundo o que foi possível apurar, o julgamento do pedido do vereador Airton Callai pode se realizar ainda esta semana e, caso acatado o mérito, nova eleição poderá ser convocada antes do início do recesso parlamentar, marcado para começar na próxima terça-feira, 18.

Fonte:

Deixe seu comentário