Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EXPLICAÇÕES

Entenda o porquê da Câmara de Lucas do Rio Verde não ter presidente até agora

Eleições anteriores foram anuladas pela Justiça por terem sido realizadas em desacordo com o Regimento Interno da Casa

Publicado em 28/01/2019 às 23:16

Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde terá terceira eleição para escolher novo presidente em dois meses (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Conforme anunciado ontem (segunda-feira, 28) pelo Portal da Cidade, a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde terá que realizar, em um período de menos de dois meses, a terceira eleição para definir quais serão os parlamentares que comporão a Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio (2019/2020).

Hoje pela manhã, em nome do Departamento Jurídico do Legislativo Municipal, o advogado Leonardo Borralho explicou os principais motivos que criaram a situação e fez uma rápida retrospectiva dos acontecimentos.

PRIMEIRA ELEIÇÃO - O primeiro mandado de segurança, impetrado pelo vereador Airton Callai (PRB) ainda no mês de dezembro, motivado pela presença do nome do vereador Fernando Pael nas duas chapas concorrentes, foi aceito pelo Juiz Gleidson Barbosa, da 2ª Vara da Comarca. À época, o argumento usado foi de que o Regimento Interno da Câmara havia sido desrespeitado em seu artigo 13, que afirma que cada vereador só pode se inscrever em uma chapa para concorrer a um cargo na Mesa Diretora.

SEGUNDA ELEIÇÃO – Em uma segunda liminar, emitida pelo Juiz Cássio Furim em 16 de janeiro, autorizava a Câmara de Vereadores a realizar uma nova eleição, sob a alegação de que o Legislativo se encontrava sem diretoria e representação. O magistrado argumenta em sua decisão que “tal circunstância autoriza a realização de sessão extraordinária para a eleição de nova Mesa Diretora (...) na forma do artigo 6º do Regimento Interno da Casa”.

A sessão foi convocada para a manhã do dia seguinte, sem observar o prazo regimental de 24h de antecedência para que houvesse convocação de todos os vereadores. Compareceram à votação apenas 5 dos 9 vereadores da Casa. Assim, novo mandado de segurança foi impetrado pelo vereador Airton Callai, pedindo o cancelamento da segunda eleição.

Novamente a Justiça, entendendo a legitimidade da solicitação, atendeu o pedido do parlamentar e, mais uma vez, a eleição realizada perdeu seu efeito.

TERCEIRA ELEIÇÃO – Assim, com as duas eleições prejudicadas por não cumprirem as determinações do Regimento Interno, a Câmara de Vereadores fica sem presidente até a próxima eleição, que foi marcada para o dia 04 de fevereiro (segunda-feira), às 20h.

Até que seja declarado o voto de todos os vereadores e empossado o novo presidente do Legislativo, todos os atos legais inerentes às atividades da Câmara de Vereadores permanecem parados.

Nas duas últimas sessões onde houve escolha do novo presidente, prevaleceu o nome de Dirceu Cosma (PV), que chegou a declarar à imprensa que, sendo presidente, trabalhará para que haja harmonia entre os Poderes: “Serei conciliador e trabalharei pelo bem de Lucas do Rio Verde”.

Fonte:

Deixe seu comentário