Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DESEQUILÍBRIO

“Estado arrecada muito, mas aplica mal os recursos”, diz Xuxu Dal Molin

Deputado voltou a citar a Emenda da Vergonha, que destinará R$ 102 milhões a mais para Legislativo e Judiciário em 2019

Publicado em 07/02/2019 às 23:45

Segundo deputado, "não adianta aumentar o Fethab e continuar com a mesma gastança" (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Durante visita a Lucas do Rio Verde, na manhã desta sexta-feira (08), o deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) reafirmou, em entrevista exclusiva ao Portal da Cidade, que a máquina pública precisa parar de estrangular o contribuinte, se tornar mais eficiente e mais barata.

MUNICÍPIOS PENALIZADOS - Sob o ponto de vista do parlamentar, “o contribuinte já não suporta mais pagar tantos impostos. O ralo por onde escorre o dinheiro público é muito grande e, par resolvermos isso, precisamos urgentemente rever o pacto federativo. Do jeito que está, não pode ficar (...) os municípios brasileiros são responsáveis por custear cerca de 40% dos serviços públicos oferecidos, mas ficam com apenas 16% daquilo que é arrecadado com impostos. Por outro lado, o Governo Federal leva 60% do bolo tributário, mas responde por apenas 20% dos investimentos (...) essa conta penaliza todos os cidadãos, encarece o Estado e atrapalha a economia”.

EMENDA DA VERGONHA – Como exemplo do que diz, Xuxu Dal Molin lembra das severas críticas feitas por ele à emenda que aumentou o repasse de recursos para os Poderes Legislativo e Judiciário de Mato Grosso, apresentada na semana passada.

“A Emenda da vergonha vai destinar R$ 102 milhões a mais, por ano, para a Assembleia Legislativa e o Judiciário. É lamentável que, num momento de calamidade financeira como este pelo qual passamos, em que hospitais são fechados, serviços são suspensos, viaturas da Polícia e dos Bombeiros deixam de rodar, servidores têm salários atrasados, aqueles que não têm que enfrentar fila nos Postos de Saúde apareçam com uma proposta dessas. O Estado arrecada muito, mas gasta mal e mais do que deve (...) se continuarmos nesse ritmo, mesmo com o aumento da taxa do Fethab, se não houver enxugamento dos custos, nada vai mudar. Precisamos, sim, reduzirmos o peso da máquina e melhorarmos os mecanismos de prestação de serviços à população”.

PAGA PARA NÃO TER – Dal Molin ainda cita os municípios do Vale do Teles Pires como argumento: “as prefeituras de nossa região são as que mais sofrem com esse desequilíbrio entre arrecadação e distribuição, pois o nível de contribuição destas cidades é altíssimo, mas o retorno é muito baixo, tanto em serviços quanto em repasses. O resultado que temos são prefeitos tendo que prestar serviços de responsabilidade estadual, além arcar com suas obrigações legais”.

Fonte:

Deixe seu comentário