Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Informativo

Parlamento do Mercosul, vai atuar na observação das Eleições 2022

Falta 90 dias para o primeiro turno das eleições de 2022

Publicado em 04/07/2022 às 19:27

(Foto: Reprodução)

O Parlasul, que é o Parlamento do Mercosul, vai atuar na observação das Eleições 2022 aqui no Brasil. A participação do órgão internacional foi oficializada em um acordo assinado nesta sexta-feira com o TSE, o Tribunal Superior Eleitoral.

A parceria prevê que o Parlasul vai observar se as normas eleitorais brasileiras serão cumpridas no pleito deste ano. O Parlamento do Mercosul também vai monitorar o controle social em todas as etapas do processo eleitoral, além de verificar a imparcialidade e a efetividade dos órgãos envolvidos nas eleições brasileiras.

Após a assinatura do acordo, o presidente do Parlasul, Tomás Enrique Bittar Navajo, ressaltou que “o Parlamento do Mercosul tem o compromisso de defender a democracia, a liberdade e a paz na região, como elementos-chave na integração entre os países”.

O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, destacou que o Parlasul vai poder atuar com total independência na observação do processo eleitoral brasileiro.

O acordo assinado com o Parlasul foi o primeiro do tipo visando às eleições deste ano. O TSE convidou os principais organismos internacionais de observação eleitoral do mundo para acompanhar a disputa de outubro. Dentre as instituições mobilizadas estão: a Organização dos Estados Americanos; a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; a União Interamericana de Organismos Eleitorais; e a Rede Mundial de Justiça Eleitoral.


Fonte:

Deixe seu comentário