Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

LEGISLATIVO

Vereadores falam sobre atribuição dos poderes e envolvimento da comunidade

Jaime Borges Floriano e Airton Callai participaram do programa Regional em Revista e esclarecem funções dos poderes

Publicado em 24/04/2020 às 21:55

Vereadores Jaime e Callai participaram do programa transmitido aos sábados pela Rádio Regional (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Participação da sociedade, função do vereador e relacionamento com o Poder Executivo foram alguns assuntos abordados no programa Regional em Revista. O programa, apresentado pelo jornalista José Melo, contou com as participações dos vereadores Jaime Floriano Borges e Airton Callai. O Regional em Revista é transmitido aos sábados entre 07 e 08 horas da manhã. 

Estreante em cargo eletivo, Jaime Borges chamou a atenção para a necessidade de formação da sociedade para conhecer o papel das instituições. Durante o mandato, ele apresentou projeto e buscou atrair a comunidade à Câmara de Vereadores. Porém, lamentou que apesar das sessões ordinárias realizadas às segundas-feiras, a partir de 19 horas, serem realizadas de portas abertas contam com pouca presença de público. “A Câmara está aberta a toda população. Ficamos felizes quando a população está presente. É importante que ela veja quem trabalha e da maneira que trabalha”, ponderou.

Questionados sobre a capacitação e preparação de pessoas para atuarem como agentes públicos, principalmente aqueles que pretendem concorrer a cargos eletivos, os vereadores concordaram que o ideal é que o conhecimento seja disseminado desde a infância para que seja conhecido o papel de cada segmento. No caso dos vereadores, é necessário saber que a função de executar ações é da alçada do Executivo. “Quem tem a caneta é o prefeito. Os vereadores trabalham para que as coisas aconteçam. Falta mesmo conhecimento”, observou Callai.

Neste sentido, Jaime lembrou que vários projetos são barrados nas comissões por interferirem na função do outro poder. Ele lembrou a elaboração de um projeto que buscava orientar o cidadão sobre data e horário de consultas e retirada de exames. Porém, orientado pela assessoria jurídica da Câmara, recuou, mas apresentou o projeto para o setor responsável na Prefeitura. “Mas infelizmente não houve interesse de colocar em prática”, lamentou.

Dentro da função dos vereadores, uma das principais é a cobrança junto ao Poder Executivo. Experiente no Legislativo, Airton Callai defendeu uma agenda de trabalho para que a comunidade, ao questionar o vereador, possa ser informada com precisão acerca de assuntos de interesse da coletividade. As reuniões de trabalho acontecem às quintas-feiras, entre o prefeito Luiz Binotti e vereadores. “Trabalhei muito nisso. Precisamos ter uma agenda clara de serviços. Mesmo que não vá todos os vereadores, é preciso ter uma rotina de conversa”, cobrou o vereador, defendendo uma sintonia maior e que o Executivo escute os vereadores.

Durante o programa, Callai comentou sobre a situação do bairro Menino Deus, que recebeu serviços de saneamento básico. Ruas e avenidas que receberam a tubulação ficaram sem os reparos adequados, sobrando reclamações dos moradores. Como o vereador reside no bairro, é alvo constante de reclamações e assegurou que cobra a recuperação das vias diariamente. “O asfalto do centro é rápido fazer. Eu digo, o bairro está sofrendo por não ter um olho mais clínico voltado pra ele. Eu sou cobrado no bairro todos os dias”, reclamou.

Houve a manifestação popular, por meio das redes sociais da emissora, reforçando a preocupação do vereador em relação ao Menino Deus. O secretário de Infraestrutura e Obras, Gerson Frank, também encaminhou mensagem assegurando que o bairro será atendido. Porém, o cronograma de obras prevê o recapeamento de outras avenidas na região central da cidade antes do deslocamento da equipe de asfalto.

“Que a população entenda que desde o início, nós tentamos fazer com que todas nossas indicações e projetos tivessem uma resposta e é isso que falta. Se o Gérson chegar e dizer pro Callai que dentro de uma semana inicia o asfalto no Menino Deus, o Callai tem como justificar pra população. Mas nós não temos esta resposta”, destacou Jaime, lembrando um projeto vetado pelo Executivo, mas que foi aprovado pelo plenário, que tratava de resposta da Prefeitura a demandas apresentadas pelo Legislativo. O vereador cobrou clareza na justificativa do cronograma de ações do Poder Executivo. Jaime acredita que desta maneira fica mais claro para o contribuinte entender e acompanhar o trabalho dos agentes públicos.

Fonte:

Deixe seu comentário