Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Saúde

A Linhaça pode prevenir e combater doenças, diz nutricionista

As sementes são ricas em nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo, como os ácidos graxos ômega-3 e 6, fibras e proteínas.

Publicado em 24/08/2019 às 01:27
Atualizado em

As sementes de linhaça são ricas em nutrientes importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. (Foto: Reprodução: saude.al.gov.br)

Ela vêm ganhando destaque quando o assunto é saúde, e também está na lista dos alimentos mais nutritivos dos últimos tempos, estamos falando da ‘’ linhaça’’. E não é à toa, pois esta semente tem muitos benefícios a oferecer ao organismo, é o que explica a nutricionista Cibele Amaral.

‘’A linhaça é riquíssima em fibras solúveis que diminuem a absorção de gorduras, açúcares, diminui o colesterol, melhora o funcionamento do intestino, previne contra o câncer e favorece o crescimento das bactérias benéficas. As lignanas, compostos que contêm propriedades anticâncer também estão presentes na linhaça, além desta função, ela diminui a inflamação no nosso organismo, diminui a pressão arterial, os triglicérides, previne a agregação plaquetária (desenvolvimento de trombose e aterosclerose), é antifúngica e antioxidante. A linhaça também é fonte de ômega-3, uma gordura importante para o nosso corpo que protege contra doenças cardíacas, reduz a inflamação, é ótima para o cérebro’’

Marrom ou dourada?

A linhaça pode ser da cor marrom ou dourada. A mais comercializada, e mais barata é a marrom, mas não é a com melhor qualidade nutricional.

‘’A dourada é conhecida por ter maior vantagem nutritiva visto que a marrom contém muitos fatores antinutricionais, ou seja, são fatores que prejudicam a absorção de alguns minerais e vitaminas’’

Consumo da linhaça

A linhaça deve ser consumida na forma triturada para seus benefícios serem alcançados. A semente inteira somente irá ajudar no funcionamento do intestino.

‘’Uma dica importante é comprar a semente e triturar na hora que for colocar em uma preparação. Não comprar a triturada porque além de ser muito mais cara, ela oxida e forma fungos. Ela também existe na forma de óleo. Contém maiores concentrações das substâncias benéficas, é indicado para prevenção de doenças cardiovasculares, Alzheimer, aumento da memória, e outros. O óleo é comestível e pode ser colocado em saladas. Não pode esquentar’’ concluiu a nutricionista.

Dicas de uso da linhaça: pode ser colocada em saladas, frutas, sucos, sopas, massas de bolos e pães.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a linhaça, que tal aproveitar essas dicas, e preparar um delicioso bolo para este final de semana?


Bolo de chocolate com linhaça

• 6 colheres de linhaça dourada

• 1 xícara de água quente(250ml)

• 2 colheres de sopa de margarina(ou meia xícara de óleo)

• 8 colheres de açúcar

• 3 colheres de sopa de cacau em pó( ou 1 xícara de  achocolatado)

• 2 xícaras de farinha

• 3 ovos

• 1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo:

Liquidificador- Bata os ovos, o açúcar e a margarina. Depois acrescente a água quente, o cacau e a linhaça, bata por mais 1 minuto. Por último coloque a farinha e o fermento aos poucos, bata por mais 1 minuto.

Despeje a massa numa forma média(já untada) e asse por mais ou menos 20 a 30 minutos. Bom bolo!


Fonte:

Deixe seu comentário