Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

COLETIVIDADE

Bespalez: “O combate à dengue em Lucas do Rio Verde depende de todos nós”

Secretário de Saúde afirma que a cidade somente se tornará livre da dengue se houver esforço pessoal e coletivo da população.

Publicado em 05/10/2019 às 06:53
Atualizado em

Secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dr. Rafael Bespalez, afirma que dengue só será vencida se todos colaborarem (Foto: José Boas/Portal da Cidade)

Na terceira e última matéria da série sobre os números da dengue em Lucas do Rio Verde, o Portal da Cidade conversou com o secretário municipal de Saúde, Dr. Rafael Bespalez, sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos de controle epidemiológico da cidade. Segundo ele, as ações são desenvolvidas ao longo de todo o ano e conta com o apoio das demais Secretarias, para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Trabalho sanitário

“Esse trabalho sanitário na cidade é de suma importância para a proteção da população. Além da visita às residências e da manutenção de locais como o pátio do DETRAN, do cemitério e das praças, a Prefeitura também realiza frequentes mutirões de limpeza, momento em que toda a população é convidada a limpar seus terrenos e manter os bairros livres de focos de infestação. Antes prevalecia o conceito da água parada como criadouro do mosquito, mas hoje sabemos que qualquer espaço, por mínimo que seja, já serve para que o Aedes aegypti deposite seus ovos”, explica Bespalez.

Denúncia

Além disso, o secretário ainda pede que haja um trabalho intenso de fiscalização por parte da população a eventuais locais onde o mosquito pode se reproduzir. Ele chama a atenção para o cuidado com o próprio terreno, as áreas públicas e terrenos abandonados ou mal cuidados nos bairros: “receber bem o agente de saúde que visita as casas é o primeiro passo, manter o terreno limpo também fortalece o combate, mas a população também conta com o serviço telefônico que pode ser usado para fazer avisos e denúncias sobre locais que tenham se tornado possíveis berçários para larvas de mosquitos. Basta, para isso, ligar para o 0800 646 4004. Se agirmos com consciência, manteremos a cidade sempre distante da dengue e de outras doenças”.


Fonte:

Deixe seu comentário