Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SOLIDARIEDADE

Campanha de doação para banco de sangue acontece sábado em Lucas do Rio Verde

Ação pretende coletar entre 120 e 160 bolsas de sangue para recompor estoque regional, que está baixo

Publicado em 07/07/2019 às 22:22

Campanha de doação de sangue acontece em Lucas do Rio Verde neste sábado (13), a partir das 7h30min, no PSF X (Foto: Reprodução)

Acontece, no próximo sábado (13), mais uma campanha de coleta de sangue para abastecer o estoque do Hospital Regional de Sorriso. A unidade de saúde é responsável por atender outros hospitais da região e tem uma demanda de, aproximadamente, 180 bolsas por mês.

REPOSIÇÃO DO ESTOQUE - Para anunciar o dia de doações, o secretário de Saúde de Lucas do Rio Verde, Dr. Rafael Bespalez, convocou a imprensa e, junto a apoiadores do evento, fez o anúncio. De acordo com ele, "a ação conta com a parceria do Banco de Sangue de Sorriso, a ALI - Associação Luverdense de Imprensa, a Amazônia Máquinas e da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Saúde. Nossa meta é contribuir para reabastecer o estoque em Sorriso, que atende toda a região e a medida é importante porque, através dela, muitas vidas serão salvas. Por isso é de extrema relevância a participação de todos que estiverem aptos a doar".

AMOR AO PRÓXIMO - O empresário Joci Piccini, em nome da Amazônia Maquinas, fez questão de enfatizar o caráter colaborativo e solidário da campanha.

Segundo Joci, "temos que nos lembrar que a vida é o fator mais relevante. Às vezes temos que deixar um pouco nossos afazeres, nosso trabalho, nosso ganha-pão, para nos dedicarmos ao próximo e ao bem-estar de quem precisa. É um trabalho complexo, que envolve diversas etapas e arregimenta diversos voluntários no dia da doação. É uma oportunidae ímpar em que a Amazônia Máquinas vai dar uma pequena contribuição para uma ação que se mostra tão importante para todos nós".

ALTA DEMANDA - O coordenador da agência transfusional de Lucas do Rio Verde, Gilmar da Silva Pereira, também destaca a relevância da solidariedade no dia da campanha. Ele explica que "a campanha garantirá o abastecimento com bolsas de sangue para os atendimentos necessários e emergenciais de toda a rede abastecida a partir do Banco de Sangue de Sorriso. Atualmente, Sorriso tem uma demanda de 180 bolsas por mês e, apenas para Lucas do Rio Verde, são enviadas cerca de 40 bolsas a cada 30 dias. Então, com uma demanda tão alta, a participação de todos que puderem é fundamental".

O QUE É NECESSÁRIO PARA DOAR - O doador deverá ter dormido bem à noite, não pode estar em jejum no momento da coleta e nem ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes da doação, não pode fazer uso de medicamentos controlados e precisa pesar acima de 50kg e ter entre 18 e 69 anos de idade.

Além destas exigências, o doador precisa levar consigo um documento de identificação oficial com foto, que pode ser sua carteira de identidade, habilitação para dirigir, passaporte ou carteira de trabalho.

A campanha de coleta acontece neste próximo sábado (13), a partir das 07h30min, no Posto de Saúde da Família do Bairro Cerrado - PSF X. A ação pretende coletar entre 120 e 160 bolsas de saungue ao longo do dia.


Fonte:

Deixe seu comentário