Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Momento Saúde

Dengue ou Covid: Qual a diferença entre as duas doenças?

Embora os sintomas sejam parecidos, para que o paciente se recupere é importante concluir o diagnóstico!

Publicado em 29/02/2024 às 11:46
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Tanto a dengue, quanto a Covid-19 podem causar febre, dor no corpo, falta de apetite e perda de paladar. No entanto, é possível encontrar características diferentes entre as duas infecções. Confira:

Dengue

A dengue tem como característica principal a febre alta, acima de 38 ºC, dor muscular e articular, dor atrás dos olhos, principalmente durante o movimento, manchas vermelhas pelo corpo.

Principais sintomas da dengue: Febre superior a 38°C; Dor no corpo e articulações; Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Falta de apetite. Dor de cabeça; Manchas vermelhas no corpo.

Cuidados importantes:

Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouro desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.

Use repelente!

Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.  Utilize roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.

Covid-19

Já o vírus da Covid é caracterizado por sintomas respiratórios, como tosse, dor de garganta e coriza, principalmente em casos leves.

Nos casos moderados a graves, podem surgir tosse e febre persistentes, falta de ar, desconforto respiratório e dificuldade para se alimentar.

Identificar os sintomas de cada doença pode ajudar a diferenciar o diagnóstico, mas a confirmação somente é feita através de testes laboratoriais. Tanto no caso da dengue, quanto na Covid-19, é possível realizar testes rápidos, que identificam a presença do vírus em até 15 minutos.

Também é possível diagnosticar doenças através do teste RT-PCR, que permite identificar o material genético dos vírus em amostras de secreção respiratória. Ele pode ser feito entre o 3º e 5º dia de sintomas de ambas as doenças.

Outra opção é a sorologia, que identifica a presença de anticorpos no sangue para saber se o organismo desenvolveu resposta imunológica aos vírus da dengue e da Covid-19. Esse exame pode ser feito após o 6º dia de sintoma, em caso de suspeita de dengue, ou após o 10º de sintoma, no caso da Covid.

Principais sintomas da Covid: Tosse; Dor de garganta; Coriza; Perda de olfato; Dor abdominal; Fadiga; Dor de cabeça e nos  olhos.

Mantenha a vacinação em dia

A vacina é a melhor forma de prevenção e a principal medida contra as formas graves da covid-19. E o melhor: ela está disponível gratuitamente nas unidades de saúde de todo o país. É só comparecer a unidade básica de saúde mais próxima de você.

Desde o início da primeira Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, em janeiro de 2021, é evidente a queda de internações e óbitos nas diferentes faixas etárias com o avanço da aplicação do imunizante.

Como se proteger

Além da vacina, há outras formas de prevenção, como distanciamento físico (limitar o contato próximo com pessoas infectadas ou com sintomas); cobrir nariz e boca com lenço de papel ou antebraço ao tossir ou espirrar; higienizar as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar objetos de uso pessoal sem higienização adequada; realizar a limpeza dos ambientes.

Outra recomendação é o uso de máscara caso a pessoa apresente sintomas da doença e também ao comparecer em ambientes de maior risco, como locais de atendimento em saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário