Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Diabetes

Em Lucas do Rio Verde, os idosos são os que mais sofrem com o diabetes

O exame de glicemia do jejum é o primeiro passo para investigar o diabetes e acompanhar a doença.

Publicado em 07/09/2019 às 07:04
Atualizado em

O diabetes é um problema que atinge cerca de 14 milhões de brasileiros (Foto: Reprodução)

O diabetes é um problema que atinge cerca de 14 milhões de brasileiros. Muitas vezes o diagnóstico, está relacionado com a falta de qualidade de vida, e que pode ser considerado como uma doença crônica, progressiva e sem cura, mas possível de ser controlada, para que a pessoa tenha uma vida saudável e absolutamente normal.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.

Esta realidade também afeta moradores de Lucas do Rio Verde. Ao Portal da Cidade, a nutricionista Elisângela Almeida afirma que o problema abrange, principalmente, pessoas que estão acima do peso, e os idosos são os mais afetados. O diagnóstico é importante, pois outros problemas de saúde poderão surgir em decorrência do diabetes.

“Diabetes descompensado/descontrolado, acomete os vasos sanguíneos, consequentemente os tecidos, então, todos os lugares que tiverem vasos sanguíneos podem ser lesionados, rim, fígado, coração, irrigação sanguínea ocular que pode levar à cegueira, alem de dificultar a cicatrização de feridas, o que pode levar a amputação de membros” - alerta.

Existem basicamente três tipos da doença:

Diabetes tipo 1 - diagnosticado na infância e adolescência. Representa cerca de 10% dos pacientes e trata-se de uma reação autoimune do corpo, que passa a atacar as células do pâncreas. Assim, o órgão deixa de produzir a insulina.

Diabetes tipo 2 - diagnosticado na pessoa adulta, em geral após os 40 anos, e costuma estar associado à obesidade e ao sedentarismo. Envolve os outros 90% de pacientes.


Diabetes gestacional - costuma surgir na gravidez em mulheres com predisposição. Pode persistir ou não depois do parto e atinge até 25% das grávidas.

Estudos apontam que apenas 60% das pessoas sabem que têm diabetes. Acredita-se que só metade dos pacientes apresentam sintomas claros, como excesso de sede, aumento do volume urinário e perda de peso repentina. A outra metade, quando percebe, é tarde demais e já está com alguma complicação instalada. Saber que tem a doença é o primeiro passo para iniciar os cuidados necessários.

Diagnóstico - o exame de glicemia do jejum é o primeiro passo para investigar o diabetes e acompanhar a doença.

Alimentação - “Os alimentos que mais tem relação com o Diabetes, são os alimentos que no organismo, se transformam em glicose, na maior parte, são os cereais, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, feijão, lentilha, ervilha. Tudo que cresce embaixo da terra, batata, batata doce, cara, inhame, mandioca e seus derivados poderão ser consumidos. Frutas por conta da frutose, as indicadas são as menos doces, como o  abacate, coco, maracujá, limão, morango, maçã verde, dentre outras. É importante cuidar no consumo de leite, dependendo da quantidade poderá ser prejudicial, por conter lactose! Alimentos açucarados, doces, refrigerantes, sobremesas, devem ser consumidos quando as glicemias estão adequadas, verificando através do medidor de glicose (glicosimetro), e exames de rotina".

Quem tem diabetes pode levar uma vida normal?

“Pessoas diagnosticadas com o diabetes pode ter uma vida normal desde que siga o tratamento alimentar medicamentoso, ou se usa a insulina, que faça as aplicações nas dosagens recomendadas e o acompanhamento da variação de glicose diariamente! Outras coisas que ajudam a ter os níveis controlados é atividade física e manter uma vida calma, sem estresse, se isso tiver sendo feito, a vida do paciente é absolutamente normal"

Elisângela Almeida-Nutricionista

Importante!

O mais importante para o paciente é conhecer bem a doença. Procure bastante informações para dominar o tratamento.

Elisângela Almeida-Nutricionista

Fonte:

Deixe seu comentário