Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ESSENCIAL

Em três anos, CAPS de Lucas do Rio Verde aumenta 50% número de assistidos

Procedimentos individuais saltaram de 1.765 em 2017 para 4.479 em 2019.

Publicado em 11/12/2019 às 00:58
Atualizado em

Em três anos, número de atendimento individuais realizados pelo CAPS de Lucas do Rio Verde aumentou 153% (Foto: Reprodução)

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – de Lucas do Rio Verde tem aumentado significativamente o número de atendimentos realizados ao longo dos últimos anos. De acordo com os números aos quais o Portal da Cidade teve acesso com exclusividade, o centro teve um incremento no número de pacientes da ordem de 50,37% em três anos, saltando de 3.475 atendimentos em 2017 para 5.226 em 2019. Levados em conta apenas os procedimentos individuais, o crescimento é ainda mais significativo, apresentando um incremento de 153,76%.

O crescimento acontece a despeito do número de profissionais ser praticamente o mesmo durante a série, pois se em 2017 o total de agentes era de 11, sendo 2 psicólogos, em 2019 o total de colaboradores é de 16, com apenas um psicólogo a mais.

Segundo a psicóloga Patrícia Trentin, que atende os pacientes do CAPS, “existe um protocolo bastante criterioso que o CAPS segue durante o período de acompanhamento de cada um de seus pacientes. Os pacientes são acolhidos em triagem e, logo em seguida, uma equipe multidisciplinar define qual será o melhor tratamento para aquele caso específico. A partir deste diagnóstico o paciente passa a receber o acompanhamento dos profissionais, inclusive com atendimentos individuais, domiciliares e à família, dependendo da gravidade do caso”.

Sobre o avanço do tratamento e o desligamento de um acompanhado do quadro de pacientes, a psicóloga comenta que, “à medida que o paciente apresenta melhora e estabilização do quadro, o CAPS busca redirecioná-lo a outras modalidades de acompanhamento, mesmo que distante do espaço físico do CAPS. Caso haja uma piora no quadro, o protocolo é revisto e o paciente volta a receber atenção mais próxima”.

O CAPS de Lucas do Rio Verde atende na Avenida Mato Grosso do Sul, 280 S, no Bairro Alvorada, pela manhã entre as 07h até as 11h e, à tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Centro de Atendimento Psico Social (CAPS) de Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução)

Fonte:

Deixe seu comentário