Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALEITAMENTO

Hospital São Lucas faz campanha para arrecadar frascos para atender UTI Neonatal

Podem se doados vasilhames de vidro transparente com tampa de plástico rosqueável.

Publicado em 13/12/2018 às 06:01
Atualizado em

Janaina de Souza, mãe de gêmeos prematuros, aprovou o método do Hospital São Lucas (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

A equipe de nutrição e pediatria do Hospital São Lucas informou, na tarde desta quinta-feira (13), que está recolhendo doações de frascos para armazenamento de leite materno. Os frascos serão usados para armazenar o leite das mães em ambiente refrigerado para oferecer aos bebês posteriormente, garantindo que eles possam se alimentar corretamente.

A nutricionista do HSL, Elenice Cortina, comentou com os jornalistas que “é sugerido às mães que farão parte do programa que reutilizem frascos de produtos adquiridos em supermercados. Indicamos os recipientes que comportem entre 80ml e 500ml, feitos de vidro transparente, com tampa de plástico rosqueável, pois são materiais mais fáceis de serem encontrados e que reagem melhor aos processos de esterilização, além de facilitar o armazenamento”.

BANCO DE LEITE  - Ela ainda respondeu à reportagem do Portal da Cidade sobre a possível instalação, no Hospital São Lucas, de um banco de leite: “já existe inclusive uma iniciativa neste sentido que aguarda a conclusão de alguns detalhes sobre as instalações adequadas, que serão oferecidas após a conclusão do processo de reforma pelo qual estamos passando. É sempre muito bom incentivarmos o aleitamento materno, de todas as formas possíveis”.

Já o pediatra David Leão salienta que “geralmente, quando o bebê apresenta alguma dificuldade em mamar, este alimento é dado a ele através de sonda ou oferecendo algum tipo de complemento. Já através dessa modalidade, nós aumentamos as chances do lactente ganhar peso e se desenvolver a partir do próprio leite materno. Usando estes frascos, as mães têm como armazenar este leite por até 12 horas nas geladeiras de suas casas. Esse tipo de medida é essencial para bebês prematuros, mas mães que precisam trabalhar e não têm como levar seu filho consigo, também podem se valer desse método, deixando leite à disposição para ser oferecido nos horários corretos”.

Janaina de Souza, 27 anos, mãe dos gêmeos Ângelo Miguel e Jamile Eloíze, nascidos prematuros, comenta que o sistema de ordenha e armazenamento do leite materno tem garantido aos seus bebês alimentação na medida certa: “Eu entendo que esse programa foi uma excelente inciativa, pois muitas vezes os bebês que nascem prematuros não têm força para sugar o leite direto do peito (...) eles perdem peso e isso é ruim. Então, quando tiramos nosso próprio leite e o oferecemos, estamos garantindo que eles se alimentem bem e de forma correta”.

DOAÇÕES Quem tiver recipientes de vidro em casa, nas especificações determinadas pelo Hospital, e queira contribuir com o programa, pode deixar os vasilhames na recepção do próprio HSL, informando que devem ser entregues ao programa de aleitamento materno na ala neonatal.

Fonte:

Deixe seu comentário