Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALERTA LIGADO

Lucas do Rio Verde em alerta para surtos de dengue e chikungunya

Aumento de casos em dezembro colocou autoridades em alerta. Combate a possíveis focos nas residências é fundamental, afirmam

Publicado em 20/12/2018 às 05:00
Atualizado em

Alerta é dado pela Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde: houve aumento no número de casos e cuidados precisam ser redobrados (Foto: Reprodução)

A equipe da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde concedeu entrevista coletiva hoje (quinta-feira, 20) para reforçar o chamado à população para que contribua com a campanha de prevenção e combate aos focos de criação do mosquito Aedes aegypti. O inseto é vetor de dengue, zica vírus, febre amarela e a febre chikungunya.

CUIDADO REDOBRADO - Segundo Rafael Bespalez, secretário municipal de Saúde, esse período do ano exige cuidados especiais, principalmente por causa do aumento das chuvas e consequente acúmulo de água nos lotes e nas ruas.

Vale salientar que os trabalhos da secretaria de Obras na limpeza da cidade, dá uma maior tranquilidade sobre o assunto, tendo em vista que isso ajudar a prevenir doenças. O lixo acumulado pode causar risco de proliferação de mosquitos. Porém a população precisa ficar atenta com a questão da limpeza de seus quintais, vasos de plantas, acumulo de lixo, sempre destinando o lixo de forma correta, porque isso vai fazer a diferença na prevenção das doenças”, destacou Bespalez.

NÚMEROS - Mesmo sem apresentar índices tão elevados de infectados, Lucas do Rio verde precisa manter-se alerta, para que aqui não ocorra o mesmo problema registrado em outras cidades. O alerta é da coordenadora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

Dados apresentados por ela e elaborados por sua equipe indicam que, em 2018, foram notificados até agora 121 casos de dengue, 19 casos de zica vírus e 21 de Chikungunya. Os índices são muito próximos dos registrados em 2017. 

Houve um aumento de pessoas inoculadas em dezembro, se feita a comparação com os outros meses do ano, o que acionou o sinal de alerta das autoridades para um eventual surto. Mas mesmo assim, afirma Keli, o trabalho intenso tem mostrado resultados satisfatórios. Para este mês, o sistema de saúde pública do município registram 6 notificações de dengue e 3 casos de zica.

Depois de nosso último levantamento de índice de infestação predial em Lucas do Rio Verde se elevou para o patamar de cidade em alerta para possíveis surtos de Dengue e chikungunya. Nos três primeiros levantamentos estávamos em zona fora de perigo, mas com a intensificação das chuvas, agora no final de novembro, quando fizemos o último levantamento, nos tornamos município em alerta”, comentou ela.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde informam que, dos 141 municípios do Mato Grosso, 70% estão nesse patamar, tornando os cuidados com o controle de possíveis focos do mosquito vetor ainda mais necessário.

NO BRASIL – Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, até o final de novembro de 2018, o Brasil apresentava 236.213 possíveis casos de dengue, sendo que a maior parte dos relatos foram registrado na região Centro-Oeste (87.834 casos; 37,2 %), seguido pelo Nordeste (65.210 casos; 27,6 %) e Sudeste (65.561 casos; 27,8%). As regiões com menos casos relatados são Norte ((15.051 casos; 6,4%) e Sul (2.557 casos; 1,1%).

Ainda segundo o mesmo documento, até novembro, morreram 35 pessoas em decorrência de complicações provocadas pela febre chikungunya. Os dados são nacionais.

Fonte:

Deixe seu comentário