Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

final de semana

Cerca de 150 cirurgias de catarata são realizadas no PSF XIV

Em 2019, cerca de 600 cirurgias e mais de 2.500 consultas oftalmológicas foram realizadas no município.

Publicado em 16/11/2019 às 07:07
Atualizado em

Procedimentos cirúrgicos estão sendo realizados no PSF XIV no Bairro Jardim Amzônia, em Lucas do Rio Verde (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado e domingo (16 e 17), o Mutirão de Cirurgias de Catarata no PSF XIV, no Bairro Jardim Amazônia. Ao todo, 150 procedimentos serão executados. Os pacientes atendidos aguardavam pela cirurgia na fila de espera da Central de Regulação do município.

Nesta manhã, em visita ao PSF, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, ressaltou ao Portal da Cidade que "proporcionar à essas pessoas a oportunidade de fazer a cirurgia não tem preço. Pessoas que moram no município são beneficiadas com este procedimento rápido e eficaz, sem ter que se deslocar para outra cidade. A saúde sempre foi uma prioridade da gestão, que busca através desses mutirões atender o máximo de pessoas possíveis, de forma que possamos cada vez mais atender a demanda investindo na saúde dos luverdenses".

A cirurgia de catarata, ou facectomia, é a remoção do cristalino (lente natural) do olho, quando este torna-se opaco e começa a prejudicara a visão. Portanto, para os pacientes, a oportunidade de realizar o procedimento é algo muito importante: 

"Há um ano eu espero para fazer a cirurgia e hoje consegui. Tinha muita dificuldade de enxergar, tinha medo de me locomover por medo de cair. Agora já saí da cirurgia enxergando melhor",  comemorou Maria Figueiredo, de 77 anos.

"Fui diagnosticado com catarata há 11 meses atrás. Hoje vou fazer a cirurgia para poder ter uma visão melhor", externou Rosino da Silva, de 64 anos.

As cirurgias serão realizadas neste sábado e domingo no município (Foto:Portal da Cidade)

De acordo com secretário de saúde, Rafael Bespalez, "o investimento deste mutirão é de R$ 120 mil, que tem como  objetivo reduzir ao máximo as filas de espera, atendendo os munícipes que aguardam pelo procedimento". Ele ainda afirmou que está previsto para o mês de dezembro mais um mutirão de cirurgias de pterígio, e assim suprir a demanda no município. 

Somente neste ano de 2019, cerca de 600 cirurgias e mais de 2.500 consultas oftalmológicas foram realizadas no município.


Fonte:

Deixe seu comentário