Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Prevenção

Meninos e meninas de Lucas do Rio Verde precisam se vacinar contra o HPV

Meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 10 a 14 anos, deverão se vacinar contra a doença, com duas doses.

Publicado em 12/12/2019 às 07:00
Atualizado em

A vacina já é oferecida desde 2014 em todos os postos do Sistema Único de Saúde (SUS) (Foto: Reprodução)

Diante da baixa adesão à vacina, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde reforça que  a vacina contra o HPV está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os PSF's do município.

Meninas com idade entre 9 e 14 anos, e meninos de 10 a 14 anos, deverão se vacinar contra a doença. Duas doses são necessárias, sendo a última aplicada com intervalo de seis meses após a primeira.

"É muito importante que os pais ou responsáveis se informem de que esta é uma questão de saúde pública. A vacina é segura e sua eficácia é de 98% para indivíduos corretamente vacinados (seguindo esquema de doses), oferecendo imunização para quatro subtipos do vírus, contra, pelo menos, quatro tipos de câncer associados ao vírus, que causam mortes anualmente em todo o mundo. Importante ressaltar também, que a doença é silenciosa, e não apresenta sintomas no início", ressaltou a supervisora da Vigilância em Saúde, Keli Paludo.

A eficácia de 98% é para quem seguir o esquema vacinal de forma correta. Nos meninos, o principal objetivo da vacina é proteger contra cânceres de garganta, pênis e ânus e nas meninas contra o câncer de colo de útero, vagina, vulva e ânus, além de lesões que podem se tornar cancerosas.

Vacinação nas escolas

Para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes contra o HPV, também é realizado a vacinação nas escolas, através do programa Saúde nas Escolas.

Impactos do vírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que o HPV atinge mais de 680 mil pessoas em todo o país, e que sem a prevenção, o número pode ser maior nos próximos anos.


Fonte:

Deixe seu comentário