Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Prevenção

Palestras sobre "Valorização da Vida" acontece amanhã (19) em Lucas do Rio Verde

Serão abordados diversos assuntos, como a depressão, transtorno bipolar, automutilação entre os jovens, tratamentos e prevenção ao suicídio.

Publicado em 17/09/2019 às 21:19
Atualizado em

Profissionais da saúde com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores convidam a população para palestra nesta quinta-feira (18) (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Com o apoio da Câmara de Vereadores, profissionais da saúde promovem nesta quinta-feira (19), às 19h00, uma palestra sobre o suicídio. O evento faz parte da campanha "Setembro Amarelo, Mês de Valorização da Vida".

Durante a palestra serão abordados diversos assuntos, como a depressão, transtorno bipolar, automutilação entre os jovens, tratamentos e prevenção ao suicídio.

“Nos dias de hoje o mundo da tecnologia está agravando os números relacionados ao suicídio, depressão e tantas outras patologias. Na internet, as pessoas mostram uma vida perfeita, vidas inteiras, pessoas que convivem ao redor tem aquela imagem de que tudo esta bem, mas na verdade não está. O uso exagerado das redes sociais esta cada vez mais afastando o diálogo dentro de casa entre as famílias. São temas que serão discutidos durante essa palestra” - elucidou a Erismar Alves.

Na visão da psicóloga Jaqueline Danizelli de Carlos, na maioria dos casos a dificuldade está na aceitação e compreensão dos pais no tratamento de crianças e adolescentes.

“Diante das colocações e julgamento que a sociedade faz, as pessoas que estão passando por alguma dificuldade e até mesmo pensando em suicídio não costumam falar sobre estes problemas por receios. A falta de tempo hoje, a correria da rotina são fatores que indicam que as famílias precisam de ajuda, principalmente para lidar com fases ainda na infância e na adolescência” - disse a psicóloga.

Para o psiquiatra Wagner Engelmann, o pensamento de que os pacientes ficarão dependentes de medicamentos, gera muitas dúvidas. Em alguns casos pessoas deixam de buscar por um tratamento por medo.

“Eu costumo perguntar qual é a diferença de tomar um remédio para a hipertensão todos os dias, do medicamento para tratar um transtorno, ou até mesmo uma depressão? São esses questionamentos que iremos debater. As pessoas precisam entender que existe um tratamento eficaz, para qualquer tipo de transtorno, e que existe ajuda, através do acompanhamento profissional” - comentou.

As palestras serão realizadas na Câmara de Vereadores, com o médico psiquiatra Wagner Engelmann e as psicólogas Erismar Alves e Jaqueline Danizelli de Carlos. 


Fonte:

Deixe seu comentário