Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CAFEZINHO

Pesquisadores afirmam que café faz bem para a memória e previne acidentes

Além disso, associado a uma boa noite de sono, bebida pode reduzir risco de acidentes em até 63%

Publicado em 14/07/2019 às 21:53

Ingestão de 200ml de café pela manhã ajuda a prevenir acidentes e auxilia a memória, diz estudo (Foto: Reprodução)

Especialistas em nutrição do BPNR Centre - Centro de Nutrição e Performance Cerebral, em inglês - sediado em Londres, afirmam que a ingestão de 200ml de café por dia pode ajudar o cérebro a aprender mais rápido e gaurdar informações com maior facilidade, ou em outras palavras, um copo pequeno de café por dia pode contribuir com o aprendizado e a memória.

Os pesquisadores dividiram um grupo de homens com idade entre 20 e 80 anos. Para o primeiro grupo foi oferecido café normal, para o segundo café descafeinado e para o terceiro um pouco de água com corante e essência de café. A partir daí, os cientistas avaliaram o comportamento e as consequências no aprendizado e na memorização de cada um dos três grupos.

RESULTADO - Para o grupo que ingeriu café integral, houve melhoras no humor e aumento da capacidade cognitiva imediata, além de ter contribuído para elevar o estado de vigilância dos voluntários.

No entanto, os avaliadores afirmam que estes efeitos variam de pessoa para pessoa e não pode ser tomado como regra máxima para qualquer eventualidade. Dirigir com sono, por exemplo, continua a ser um perigo e uma xícara de café nem sempre é o suficiente para que a viagem siga por mais alguns quilômetros, sendo recomendado o sono regular do motorista.

Outros estudos já confirmaram que o café é benéfico para os motoristas que, tendo sono regular à noite, após inferirem a bebida logo pela manhã, ficaram mais atentos na hora de pegar a estrada. Um destes relatórios foi feito na Holanda, onde os avalaidores calcularam que os condutores que beberam café após uma boa noite de sono estavam 63% mais alertas do que os que saíram em jejum absoluto.

Fonte:

Deixe seu comentário