Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Campanha

Prefeitura realiza ações sobre a importância do combate à hanseníase

Ao longo do mês, serão desenvolvidas ações nas unidades de saúde do município a fim de orientar os luverdenses sobre a doença

Publicado em 03/01/2022 às 15:48

(Foto: Ascom Prefeitura / Patricia Pires)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá ações durante este mês em prol do Janeiro Roxo, campanha nacional que aborda a conscientização, prevenção e diagnóstico da hanseníase (ou Mal de Hansen), doença bacteriana contagiosa que afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

Entre os principais sintomas da hanseníase estão manchas na pele, afetando a sensibilidade cutânea, podendo causar também dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença ainda pode provocar o surgimento de caroços em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

Serão desenvolvidas ações nas unidades de saúde do município a fim de orientar os luverdenses sobre a doença, com palestras e rodas de conversa, além de avaliações dermatoneurológicas como forma de obtenção de diagnóstico precoce.

Os agentes comunitários de saúde também atuarão no Janeiro Roxo, direcionando seu foco nas visitas à detecção de possíveis casos relacionados.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a hanseníase tem cura e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato.

Fonte:

Deixe seu comentário