Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Enem 2019

Psicóloga luverdense dá dicas para driblar a ansiedade antes do Enem

As vésperas do exame muitos participantes sofrem com ansiedade e nervosismo.

Publicado em 02/11/2019 às 05:16
Atualizado em

Muitos participantes sofrem com a ansiedade pré-Enem (Foto: Portal da Cidade)

É difícil controlar uma situação de medo, nervosismo e ansiedade, especialmente quando o assunto é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante este processo, a maioria dos participantes se preocupam em  tirar as notas exigidas para ingressar em uma instituição de ensino superior, isso significa, que a maioria dos candidatos sofre com algum tipo de ansiedade.

Fernanda, de 17 anos, está cursando o terceiro ano do ensino médio e está sofrendo com a ansiedade pré-Enem. Segundo ela, o objetivo de entrar para uma universidade a deixa nervosa e preocupada.

"É uma ansiedade muito grande que não consigo controlar, eu estudei bastante, mas a gente sabe que não é fácil. São cinco horas de prova! Meu medo é de que meu nervosismo possa me atrapalhar durante o exame", disse a aluna Fernanda Gabrielly Louzada.


De acordo com a psicóloga Mayara Techio, "a ansiedade faz parte da vida de todos nós e, em certo nível, pode ser considerada saudável. É ela que nos ajuda a ter pontualidade nos compromissos, resolver uma questão que nos preocupa ou fugir de situações arriscadas. O problema desse estado surge quando ela se torna excessiva e as pessoas passam a se preocupar demais. Tudo começa a parecer mais perigoso, difícil e preocupante, mesmo aquelas coisas que não representam riscos reais e isso merece atenção".

A ansiedade pode acarretar sintomas, como tremores, tontura, boca seca, sensação de sufocamento, sentir-se imobilizado, náuseas ou vômitos. Ao perceber qualquer um deles é hora de parar, e respirar fundo. O ideal, como explica Mayara, "é ter uma boa noite de sono, pois dormir bem ajuda bastante. Praticar  exercícios físicos é uma forma saudável de controlar a ansiedade. Controlar a respiração também é indicado, então escolha uma posição que seja confortável para você, inspire o ar pelo nariz contando até quatro. Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir, depois segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos e expire pela boca, esvaziando os pulmões. Esse é  um excelente exercício relaxante, capaz de atingir todo o sistema nervoso e nos deixar em equilíbrio com as nossas emoções".

Respire fundo!

Quando estamos concentrados ou assumimos a responsabilidade de uma tarefa complicada, automaticamente respiramos bem fundo. A razão para essa atitude é a busca do corpo para uma melhor oxigenação cerebral, pois o cérebro sente uma sobrecarga, como se estivesse sobrecarregado. Portanto, fazer isso quando estamos ansiosos é extremamente benéfico para a concentração, foco e outras capacidades cognitivas. Estar bem fisicamente e psicologicamente é o que pode contribuir com os participantes do Enem para realizarem a prova de forma mais tranquila.

Boa sorte!

Fonte:

Deixe seu comentário