Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SAÚDE

Secretaria da Saúde realiza mutirão de combate à catarata em Lucas do Rio Verde

Foram 100 pessoas atendidas nesta primeira edição do ano. Investimento para as cirurgias foi de R$ 85 mil

Publicado em 12/01/2019 às 03:02

A a realização do mutirão de hoje, Lucas do Rio Verde praticamente zera fila de espera por cirurgias de catarata (Foto: Reprodução - Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza, ao longo de todo este sábado (12), realiza o atendimento de 100 pacientes em mutirão de combate à catarata. Os atendimentos são realizados no PSF XIV - Posto de Saúde da Família do bairro Jardim Amazônia.

INVESTIMENTO - É o primeiro mutirão do ano e, segundo o secretário de Saúde Rafael Bespalez, o município investiu aproximadamente R$ 85 mil nesta ação.

“O sistema de mutirão se mostrou bastante eficiente no ano passado e este ano vamos manter o mesmo ritmo. Já planejamos outras edições, oferecendo cirurgias e consultas em outras especialidades. As pessoas que hoje passam pelas intervenções ganharão em qualidade de vida e esse é o ponto central de todo este esforço”.

FILA QUASE ZERADA - Os pacientes foram selecionados a partir da lista de espera da Secretaria da Saúde e por um processo de triagem. A Secretaria afirma que, após o processo de escolha restaram apenas 30 pacientes na fila de espera para receberem atendimento.

“Ficamos muito felizes com o resultado porque sobrou um número muito pequeno de pessoas aguardando a cirurgia. O resultado é inédito em nosso município, pois nunca houve uma redução tão significativa no tamanho da fila de espera (...) acreditamos que, no próximo mutirão, somados os pacientes existentes e o surgimento de novos casos, zeraremos o número de esperas”, concluiu o Dr.Bespalez.

Para a paciente Alice Machado, que participou do mutirão, “o mutirão é muito importante porque, para a maioria das pessoas, pagar por uma cirurgia é muito caro. Estou muito contente com os resultados, foi ótimo! Agora dá para aproveitar melhor os bailes do Clube do Idoso”.

O prefeito Luiz Binotti (PSD), que foi ao PSF XIV durante a manhã, entende que “é muito satisfatório poder oferecer atendimento a estas pessoas, principalmente para aqueles passaram um longo tempo convivendo com este problema. Através do Consórcio de Saúde do Teles Pires conseguimos baixar substancialmente os custos com cada cirurgia e, assim, valorizar o dinheiro do contribuinte. Temos que dar nossos parabéns à equipe da Secretaria da Saúde por cuidar tão bem da população de Lucas do Rio Verde”.

Fonte:

Deixe seu comentário