Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALERTA

Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde busca solução para falta de vacinas

Há mais de um mês, Governo Federal relata problemas na produção e distribuição de diversos tipos de vacinas para os municípios brasileiros

Publicado em 19/08/2019 às 07:01
Atualizado em

Volume da vacina BCG entregue pelo Governo Federal é 8% do necessário para atender população de Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução - Ministério da Saúde)

Na falta de uma solução definitiva para a escassez de determinados tipos de vacina que já se estende por alguns meses, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde tem alertado a população sobre a existência do problema e buscado organizar estratégias pontuais para que os Postos de Saúde da Família (PSFs) consigam dar conta das demandas de cada bairro sem prejuízos para os calendários de imunização.

Segundo o secretário de Saúde, Rafael Bespalez, para enfrentar o agravamento da situação causada por problemas na produção nacional e com a importação de doses, os estados entregaram um pedido conjunto ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, há cerca de um mês para que o desabastecimento que tem afetado os municípios brasileiros seja corrigido dentro do menor prazo. “O que a população precisa ter claro é que a solução para o problema é da competência da União, visto que no Brasil as vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde, que distribui as doses para os estados e, a partir daí, os estados distribuem para os municípios”, esclarece.

Como o Ministério da Saúde ainda não tem previsão para o fim da escassez provocada pela falta de estoque para repasse aos estados, a solução encontrada foi o agendamento escalonado nos postos de atendimento locais e a otimização dos lotes com multidoses de vacina para atender o maior número de usuários sem que haja desperdício do produto.

O lote de doses da vacina BCG recebido no mês de agosto teve seu número reduzido a apenas 8% da demanda mensal da Secretaria de Saúde. Para agravar a situação, após a abertura, os frascos com 20 doses têm seu vencimento em apenas seis horas. “Então é preciso otimizar o uso e vacinar as crianças nesse período de seis horas para não haver desperdício de doses. Para essa vacina, a partir de hoje adotamos uma estratégia de agendamento por causa dessa escassez”, explica.

O enfrentamento do problema também passa por frequentes negociações com o órgão regional, em Sinop, e a própria Secretaria Estadual, em Cuiabá, para que a remessa de doses se aproxime da quantidade estimada de uso em cada mês. Segundo a supervisora, o cálculo que possibilita estabelecer a meta vacinal é feito com base no total de nascidos vivos a cada ano. “Muitas vezes, as crianças vão ser direcionadas para unidades onde tem vacina. Caso não haja vacina disponível em nenhuma unidade, terá que esperar até a próxima remessa, que acontece geralmente após o dia 10 de todo mês”, observa.


Fonte:

Deixe seu comentário