Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Agosto dourado

Unidades de Saúde incentivam aleitamento materno em Lucas do Rio Verde

As ações terão continuidade nos PSFs de segunda a sexta-feira

Publicado em 22/08/2022 às 12:41

(Foto: Ascom Prefeitura)

Durante todo o mês de agosto, as Unidades Básicas de Saúde de Lucas do Rio Verde organizaram uma programação especial para incentivar o aleitamento materno. As ações estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação celebrado no primeiro dia de agosto e ainda em referência ao Agosto Dourado, instituído por lei e oficializado como o período de intensificação das ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do ato.

Os PSFs iniciaram as atividades com as palestras nas salas de espera, além de roda de conversas e trabalhos voltados para as gestantes e puérperas objetivando ressaltar a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida.

Para a coordenadora da Atenção Básica, Glaucia Accordi, a missão do Agosto Dourado, sobretudo, é fortalecer o vínculo mãe e filho e orientar sobre os cuidados com os recém-nascidos.

“Unimos nessa ação atividades alusivas ao Agosto Dourado e à Semana do Bebê do Selo Unicef com o objetivo de fortalecer o vínculo entre mamãe e filho desde a gestação, trabalhando sobre a importância da amamentação e os principais cuidados na primeira infância. E durante todo o mês de agosto sanamos as dúvidas das mães e futuras mães, a fim de ajudá-las no que for possível para que aprendam o quanto este gesto de amamentar é fundamental para o crescimento saudável do bebê. Afinal, o leite materno é o melhor alimento que ele pode receber em seus primeiros meses de vida. Vamos também abordar os cuidados essenciais para promover o crescimento e desenvolvimento infantil”, destacou.

As ações terão continuidade nos PSFs de segunda a sexta-feira.

O que é o Agosto Dourado?

O Agosto Dourado é o mês escolhido para representar a importância da amamentação na saúde do bebê e também da mãe. Uma criança saudável, que recebeu leite materno, será um adulto com menos problemas relacionados à saúde.

A cor dourada, escolhida como referência nessa campanha, está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Afinal, a amamentação é a forma de alimentação suficiente para bebês até os 6 meses, oferecendo todos os nutrientes necessários.

Por meio do Agosto Dourado, a amamentação pode ser incentivada, levando cada vez mais mulheres a ofertarem o leite em livre demanda, protegendo a criança de doenças não só pelo seu alto valor nutricional, mas também pelos anticorpos recebidos da mãe.

Benefícios da amamentação para saúde do bebê e da mãe

1. Fortalecer o sistema imunológico

2. Proteger contra doenças cardiovasculares

3. Contribuir para o desenvolvimento do sistema nervoso

4. Prevenir contra anemias

5. Evitar a obesidade

6. Diminuir o risco para déficit de atenção

7. Diminuir cólicas


Fonte:

Deixe seu comentário