Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SEGUNDA DO AGRO

Exportação de soja deve cair 24% em abril

Com a colheita mais avançada, o mês costuma registrar alguns dos maiores volumes de exportação no ano do país

Publicado em 08/04/2024 às 16:30
Atualizado em

(Foto: gov.br)

Em volumes, a redução em relação a abril de 2023 seria de 3,4 milhões de toneladas. Este mês geralmente registra alguns dos maiores volumes mensais de exportação no ano do país, maior produtor e exportador global da oleaginosa, uma vez que a colheita já está mais avançada nesta época.

A Anec não apresentou, no relatório, motivos para o recuo nos volumes embarcados, mas cita problemas na safra brasileira em função da seca.

Na comparação com março, a redução nas exportações em abril é projetada em 2,9 milhões de toneladas.

O Brasil já havia tido embarques reduzidos em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 13,56 milhões de toneladas.

No primeiro trimestre, o Brasil exportou 25,42 milhões de toneladas, segundo números da Anec, ainda acima do mesmo período do ano passado, de 22,9 milhões de toneladas.

Considerando a projeção para abril, a exportação no primeiro quadrimestre somaria cerca de 36 milhões de toneladas, ficando quase 1 milhão de toneladas abaixo do mesmo período do ano passado, graças à queda esperada para este mês.

A redução nos embarques se dá em meio à colheita de uma safra menor do que o recorde do ano passado. A Anec citou números da Agroconsult, que projeta uma safra 2023/24 de 156,5 milhões de toneladas.

Fonte:

Deixe seu comentário