Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SOCORRO!

Associação de Artesanato de Lucas do Rio Verde luta para não fechar

Associação tem uma dívida de R$ 6 mil e precisa de ajuda para não fechar suas portas

Publicado em 16/12/2018 às 03:31
Atualizado em

Artesãs de Lucas do Rio Verde precisam de apoio para manter associação em funcionamento (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Elas fazem bonecas, laços, caixas decoradas, porta-joias, tapetes, roupas, toalhas, calçados (...) e usam o lucro como complemento de renda. Muitas começaram a trabalhar com o artesanato após a aposentadoria, mas algumas delas mantém uma tradição familiar.

DÍVIDAS E DIFICULDADES - No entanto, conforme nos relata a presidente da Associação Luverdense de Artesanato – ALA – Carol Meirelles, da terceira geração de artesãs em sua família, “infelizmente ainda vivemos em uma cultura que não entende o artesanato como um ofício, muitos nos encaram como pessoas sem um trabalho fixo ou até sem uma profissão. Além disso, sofremos a concorrência dos produtos industrializados e das fortes campanhas de marketing das grandes indústrias. Na verdade, os artesãos são grandes impulsionadores da economia local, e isso pode ser notado principalmente em cidades com tradição turística”.

Ela ainda conta que, devido a custos com os quais os artesãos luverdenses não conseguem arcar, a ALA hoje trabalha com uma dívida próxima aos R$ 6 mil. Segundo ela, “não conseguimos pagar um escritório de contabilidade. Além disso, nos é exigido um CNPJ individual e temos outros encargos tributários, precisamos de consultoria (...) enfim, são dificuldades que, para serem enfrentadas, precisamos de ajuda, pois não somos especialistas em nada disso”.

PRAZER NO BELO – Artesã há mais de 6 anos em Lucas do Rio Verde, Maria Edinéia Colla, conhecida como Néia das Bonecas, conta que sua história começou quando ela fez sua primeira boneca e uma outra senhora viu seu trabalho:  “ela disse que eu tinha um dom e que deveria investir nisso. Daí comecei a fazer outras bonecas. Hoje, graças às encomendas que eu recebo, tenho um complemento de renda que ajuda bastante em determinados períodos do ano (...) como na época do Natal, por exemplo”.

Mesmo sem rendimento suficiente para viver do artesanato, Néia comenta que o prazer pelo belo e a alegria de quem recebe uma de suas bonecas como presente fazem com que ela ame ainda mais sua profissão.

“Não tem preço ver a alegria das pessoas quando elas recebem de presente algo que foi feito por nossas mãos; algo que tem um pedaço da nossa própria história (...) não deixaria o artesanato por nada nesse mundo. Aprendemos a amar o belo e a arte através das coisas que fazemos, e isso é insubstituível”, conclui.

COMO AJUDAR? – Para quem desejar ajudar a Associação Luvedense de Artesanato pode entrar em contato pelo telefone (65) 9 9677-3320.

As artesãs de Lucas do Rio Verde têm uma barraca na Feira do Produtor, próxima ao Cemitério Público Jardim da Paz, na Praça da Liberdade e expõem seus produtos às quintas, sextas e sábados.


Fonte:

Deixe seu comentário