Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Oportunidade!

Com capacitação teremos mais oportunidade, diz artesão de Lucas do Rio Verde

O Governo Federal dispõe sobre as características e o funcionamento do artesanato através da Carteira do Artesão, que proporciona diversos benefícios.

Publicado em 17/09/2019 às 03:53
Atualizado em

Secretaria de Cultura e Governo do Estado capacitam artesãos. (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Durante dois dias os profissionais que lidam com o artesanato em Lucas do Rio Verde, tiveram a oportunidade de participar de uma capacitação, para aprimorarem seus conhecimentos e obter a carteira profissional da área. Uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Lucas do Rio Verde em parceria com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso.

A capacitação beneficiou os artesãos da cidade, como é o caso do seu Valdecir Almeida que recentemente chegou ao município, e encontrou no artesanato manual uma forma de tirar o sustento da família. Juntamente com sua esposa Roseli,o trabalho é em conjunto, ele entalha e ela realiza as pinturas.

"Fazemos entalhe na Madeira, um trabalho manual. Viemos empreender juntamente com o município e buscar crescimento no nosso ramo de atividade. A casa do artesão para nós, foi uma oportunidade de alcançarmos um público diferenciado, onde temos a oportunidade de levar nossos produtos para diversos lugares do Brasil e do mundo" - disse Valdecir ao Portal da Cidade.

Valdecir é artesão em Lucas do Rio Verde (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O Governo Federal dispõe sobre as características e o funcionamento do artesanato através da Carteira do Artesão, que proporciona benefícios como isenção de imposto sobre Nota Fiscal para vendas, permite a participação do artesão em feiras regionais e nacionais, descontos em lojas e o reconhecimento da profissão. Um documento válido em todo o território nacional.

" Agora com a carteirinha do artesão temos a possibilidade e facilidade de participarmos de diversos eventos em todo o país e fora dele. Ter uma qualificação, fortifica ainda mais o nosso trabalho, pois para nós, o trabalho manual, precisa ser valorizado"- concluiu o artesão.

Valdecir juntamente com os demais artesãos do município fazem parte da Associação da Casa do Artesão, que  está localizada na Praça do Bairro Jardim das Palmeiras, ao lado do Mercado do Produtor. O local deve ser inaugurada em breve, e servirá para exposição das peças confeccionadas pelos artesãos como ponto fixo de comercialização para visitantes e turistas.

Fonte:

Deixe seu comentário