Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ESTREIA

Orquestra Jovem de Lucas do Rio Verde estreia com espetáculo

Programa pretende dar treinamento musical a 180 jovens da cidade que comporão a orquestra

Publicado em 27/04/2019 às 00:32

Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde estreia com espetáculo (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

A noite desta última sexta-feira foi marcada pelo espetáculo de estreia da Orquestra Jovem de Lucas do Rio Verde. A apresentação, realizada no pátio em frente à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, contou com a presença de alunos, pais e autoridades que puderam acompanhar a execução dos primeiros acordes por parte dos jovens musicistas em formação pelas Oficinas da Secretaria de Cultura.

Para organizar a orquestra e auxiliar na formação de seus componentes, foi chamado o Maestro Fernando Pereira. Ele tem formação acadêmica em Música pela USP, fez especialização de 7 anos na Bulgária e já trabalhou com programas similares em outras cidades de Mato Grosso, como Rondonópolis, Campo Verde, Cuiabá e Nova Mutum.

UM GRANDE DIAMANTE BRUTO – O Maestro comenta que, a partir do momento que chegou em Lucas do Rio Verde para desenvolver a proposta para a criação de uma orquestra, seu olhar voltou-se para a qualidade dos alunos das oficinas culturais mantidas pela Prefeitura Municipal.

“Meu primeiro olhar foi para estas crianças e adolescentes. E acredito que há um grande potencial, tanto pela boa estrutura da escola quanto o talento dos alunos que encontrei aqui. O que vimos hoje, nesta apresentação, é resultado de pouquíssimos ensaios. Temos, de verdade, muito a comemorar e acredito que colheremos bons frutos desse programa muito em breve”, avaliou o Professor Pereira.

ESFORÇO QUE VALEU A PENA – Sobre a Orquestra Jovem, o secretário de Cultura, Ruan Villas Boas, agradeceu a oportunidade de realizar um sonho. Em sua apresentação dos professores e músicos, ele enfatizou que o trabalho de construção da orquestra começou em 2013 e, a partir de lá, o projeto foi ganhando corpo e força, até sua concretização.

“Hoje vemos o resultado de um esforço que começou em 2013 e que demandou muita luta, muito sacrifício, mas que valeu muito a pena. A Orquestra Jovem é uma realidade hoje porque outras pessoas acreditaram na proposta e nos apoiaram ao longo deste tempo. Agora estamos esperando a chegada de novos instrumentos que serão usados por nossos alunos, vamos intensificar o ritmo e o volume das aulas, que passarão a contar com um formato mais profissionalizante. O resultado será visto em breve e, tenho certeza, todos vão gostar”, afirmou o secretário.

LEGADO CULTURAL – Sobre o apoio dado pela Prefeitura ao programa de formação da Orquestra Jovem de Lucas do Rio Verde, o prefeito Luiz Binotti (PSD) declarou à reportagem do Portal da Cidade se sentir muito feliz em ser sua gestão a responsável por lançar a pedra fundamental “deste que será, sem a menor sombra de dúvida, um dos maiores patrimônios culturais de nossa cidade desta e das gerações futuras. Temos nos empenhado, lá na Prefeitura, para darmos aos nossos cidadãos opções culturais diversificadas, amplas: revitalizamos a Biblioteca, conseguimos apoio para a construção da concha acústica, inauguramos hoje o programa da Orquestra Jovem e queremos, até o final da nossa gestão, ainda entregar uma Companhia Municipal de Teatro e Dança”.

O prefeito ainda lembrou que Lucas do Rio Verde “é um município composto por uma diversidade muito grande de culturas e isso precisa ser visto como uma riqueza que não pode ser medida. Precisamos valorizar cada expressão cultural existente aqui, desde aquelas que vieram do Sul, com os primeiros colonizadores, até nossas culturas originais de Mato Grosso, do Norte, do Nordeste... enfim, é a junção de todas estas manifestações culturais que formam nossa identidade”.



Fonte:

Deixe seu comentário