Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

gaudérios

Semana Farroupilha terá encerramento com Missa Crioula em Lucas do Rio Verde

A data é celebrada entre os dias 13 e 20 de setembro. A Missa está marcada para quarta-feira (19).

Publicado em 18/09/2018 às 04:35

A semana é um momento especial de culto às tradições do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução)

De 13 a 20 de setembro comemora-se a Semana Farroupilha. A semana é um momento especial de culto às tradições gaúchas, onde todos os filhos do Rio Grande do Sul comemoram esta data relembrando os feitos dos gaúchos no chamado Decênio Heroico (1835-1845). 

A data marca o mais longo e um dos mais significativos movimentos brasileiros de revoltas civis, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais. Essa data relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. 

O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. 

Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.

Atualmente onde tem CTG’s (Centros de Tradições Gaúchas) a Semana Farroupilha é comemorada com alto estilo, pela história do povo gaudério. 

Semana Farroupilha - Toledo/PR (Foto: Portal da Cidade de Toledo)

Em Lucas do Rio Verde, hoje, terça-feira (18), acontecerá uma feijoada no CTG como parte das comemorações. Na quarta-feira (19) acontece a Missa Crioula, ou seja, uma Missa Católica do Rito Latino (Apostólico Romano), porém, adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. Ela tem o mesmo sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de “Missa Crioula”.

Com o linguajar típico dos pampas, Jesus Cristo é chamado 'O Divino Tropeiro' e Nossa Senhora de 'Primeira Prenda Celeste'. Deus é chamado de 'Pai Celeste' e o Espírito Santo de 'Divino Candeeiro'. E entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a guerra entre Maragatos e Chimangos. Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participam da missa depõem suas armas, representadas por facões estilizados, colocando-as num canto e entrelaçam na cruz os lenços vermelho (Maragato) e branco (Chimango).

A patronagem de Lucas do Rio Verde convida toda a população para conhecer mais sobre a missa participando do evento nesta quarta-feira (19), às 19h00, no CTG Sentinela da Tradição. 

Durante a sessão desta segunda-feira (17) o vereador Airton Callai (PRB) fez menção à semana farroupilha e convidou a todos para os eventos de encerramento da semana.

“Nós fizemos convite a todos para irem no CTG Sentinela da Tradição onde todas as noites nós temos atrações, seja com poesias, seja com canto, com dança ou até mesmo gaita. Nesta quarta-feira vamos ter a Missa Crioula, aonde todo mundo vai ver como é que se rezava a missa antigamente nos galpões e nas campanhas do Rio Grande do Sul”, concluiu.


Fonte:

Deixe seu comentário