Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

curiosidades

Sorte ou Azar? Saiba quais alimentos são comumente servidos na Ceia de Réveillon

O que traria sorte no Natal, no Réveillon é diferente. Para os supersticiosos não bastam as cores, os alimentos também simbolizam bons ou maus presságios.

Publicado em 31/12/2019 às 02:30
Atualizado em

Mesa farta também é bom presságio: fartura e prosperidade para o ano vindouro (Foto: Reprodução)

O réveillon, ou festa de ano novo, é o momento mais efusivo para a humanidade. Carregando em si o espírito de renascimento e esperança, é na festa de virada que muitos realizam promessas, agradecem, traçam novas metas e criam expectativas para o ano seguinte.

Semelhante ao Natal, comemorado no dia 25 de dezembro, o réveillon também é marcado por festa, comunhão e fartura. Entretanto, diferentemente da ceia realizada uma semana antes, a ceia de ano novo comemorada no Brasil reúne suas próprias tradições e simbologia. Atrelada a uma cultura miscigenada, os alimentos, assim como as cores, também significam bons ou maus presságios.

O que comer na ceia de Ano Novo?

Para os supersticiosos, alguns alimentos costumam ser consumidos para a sorte, proteção e para o amor. Confira:

  • Arroz: A cor representa divindade. O consumo desse alimento também pode simbolizar riqueza, abundância e fertilidade (por isso o ritual de jogar arroz nos noivos após o casamento);
  • Champanhe, espumante e vinhos frisantes: Tais bebidas atraem sorte e significam celebração da vida e alegria. Além disso, existe o costume de tomar 3 goles de champanhe, e a cada gole deve-se fazer um pedido;
  • Figo: Enaltecida pelos gregos, a fruta atrai saúde, paz e harmonia;
  • Lentilhas: Crença herdada de italianos, as lentilhas são sinal de boa sorte e muita riqueza. Os supersticiosos afirmam que 01 colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fartura;
  • Louro: Espalhar folhas de louro pela mesa é costume antigo da tradição greco-romana. Simboliza sucesso e vitória. Além disso, guardar 03 folhas de louro na carteira é garantia de sucesso e reconhecimento (fica a dica);
  • Maçã: À meia-noite, uma única mordida em uma maça bem vermelha simboliza sucesso e longevidade.
  • Melancia: Devida a sua grande quantidade de água e sementes, além da capacidade de muitos frutos, acredita-se que a melancia é símbolo de vida, fartura e renovação, sem dúvida, atrai prosperidade. 
  • Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: Trazidas por imigrantes de origem árabe, são recomendadas para garantir fartura.
  • Peixe: É a única carne "obrigatória" na ceia de ano novo. É simbolo dos milagres de Jesus, ou seja, seu consumo é para pedir a proteção de Cristo durante o ano que está chegando. 
  • Porco/Leitão: Esse animal está sempre andando e fuçando para frente, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura também remete à fartura e riqueza. 
  • Romã: Símbolo de fartura, fertilidade e fecundidade. Ela é cultuada pelas antigas civilizações do oriente, uma planta mágica usada para atrair riquezas. Principalmente, se guardar sete sementes na carteira até a próxima virada de ano.
  • Trigo: Simboliza fartura, abundância e o desabrochar de todas as possibilidades, por isso, o pão de trigo deve estar presente na mesa de ano novo e durante todo o ano. 
  • Uva: É a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no ano seguinte. Ela garante prosperidade e fartura de alimentos. O ritual assegura que é necessário comer 12 uvas, ou seja, uma para cada mês do ano. 
  • Vinho: Por ser feito de uvas, já carrega em si uma significação positiva e otimista.

O que não comer na ceia de Ano Novo?

Para os supersticiosos, alguns alimentos remetem a más energias para o ano seguinte, por isso devem ser evitados. Confira:

  • Aves: Diferente da comemoração natalina, frango, peru, faisão ou qualquer outro tipo de ave deve ser evitado. Em virtude das aves ciscarem para trás, há a crença de que elas indicam retrocessos e atraso de vida, na dúvida, é melhor optar por outros tipos de carnes.
  • Frutas com espinhos: É melhor não estarem à mesa, pois segundo a superstição, os espinhos significam sofrimento, dificuldades e entraves.

Ciente dos alimentos ideais para a Ceia, agora é só preparar uma mesa farta e convidar os amigos e familiares, afinal, quanto mais farta a mesa estiver, maior a prosperidade e fartura para o ano seguinte. Feliz 2020!

Fonte:

Deixe seu comentário