Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

preservação

Corridas de rua abrem a Semana da Água em Lucas do Rio Verde

Programação com apresentações culturais e visitas escolares serão realizadas até o dia 28 de março

Publicado em 25/03/2024 às 14:15
Atualizado em

(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)

Para dar largada às atividades em comemoração à Semana da Água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde de sábado (23) e na manhã de domingo (24) a 9ª Corrida Kids e a 13ª Corrida pela Preservação da Água, respectivamente, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer.

A cerimônia oficial de abertura, realizada na Corrida Kids, contou com a presença de autoridades, representantes das escolas e população luverdense.

O prefeito Miguel Vaz discursou aos participantes sobre a importância de preservar este bem precioso, que é a água e de onde é oriunda, em Lucas do Rio Verde.

"Mais um ano em que realizamos um grande evento, que é a Semana da Água e a conscientização de termos esse cuidado, já que a água aqui do município são de poços artesianos, uma água muito rica, muito pura, boa para consumo. Possuímos uma riqueza natural e precisamos ter todo o cuidado na nossa geração e nas gerações futuras para preservar essa riqueza tão importante”, explicou.

De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, cerca de 1.200 crianças participaram da 9ª Corrida Kids e aproximadamente 1.000 pessoas na 13ª Corrida pela preservação da Água.

As corridas foram no Estádio Municipal Passo das Emas com percurso de 200 a 1.200 metros, divididos de acordo com a idade dos atletas da 9ª Corrida Kids e em dois percursos de 5 e 10 km na 13ª Corrida pela Preservação da Água. 

“O esporte tem tudo a ver com a Semana da Água. Temos que incentivar as crianças, desde cedo a preservar, a usar e consumir água de forma consciente. E nada como promover as corridas para engajá-los, de forma recreativa para falar sobre o tema, assim como para os adultos na 13ª Corrida para a preservação da Água, com categorias PcD, 5 km e 10 km”, resumiu o secretário de Esporte e Lazer, Jackson Lopes.

O diretor do Saae, Mauricio Fossati, explica que a Semana da Água é muito esperada pela autarquia para melhor divulgação dos trabalhos.

“Para nós é motivo de muito orgulho ver a grande participação das famílias nas corridas que abrem a Semana da Água, onde nem a chuva espantou os pequenos e grandes corredores. Lembrando que na Semana da Água, realizamos atividades nas escolas com atividades lúdicas pois sabemos que a valorização e uso consciente da água começa na educação. Já conseguimos atingir 3 mil crianças na semana passada com as palestras teatrais aos alunos ensinando o uso dos nossos materiais do Saae”, frisou o diretor.

A interação com crianças de forma lúdica é feita pela equipe do Saae por meio de materiais relacionados à temática que serão trabalhados de forma lúdica.

De 26 a 28 de março, apresentações culturais serão realizadas para alunos de toda rede de ensino municipal no auditório da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, agentes da Guarda Civil Municipal que estão em capacitação participaram da 13ª Corrida Pela Preservação da Água.

Fonte:

Deixe seu comentário