Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

A FAVOR

Bolsonaro e Barbudo se posicionam a favor da aviação agrícola em Mato Grosso

Críticas foram dirigidas ao Projeto de Lei 484/19 do deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT) que quer acabar com o uso de aviões pulverizadores no estado

Publicado em 23/05/2019 às 22:53
Atualizado em

Nelson Barbudo e Eduardo Bolsonaro divulgam vídeos onde se posicionam a favor dos aviões agrícolas em Mato Grosso (Foto: Reprodução)

Em vídeo distribuído pelas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) se criticou os diversos Projetos de Lei que tramitam nos estados e na esfera Federal, buscando reduzir ou até mesmo acabar com a utilização de aviões para a pulverização das lavouras.

Falando diretamente aos agricultores mato-grossenses, o parlamentar paulista afirma que existe um grupo de militantes ligados às correntes ambientalistas que trabalham para acabar com o agronegócio brasileiro.

"Eles são muito espertos, esse pessoal xiita ambientalista, porque eles não visam o objetivo para alcançá-lo de uma vez só, mas vão aos poucos: hoje é a pulverização aérea, amanhã serão os defensivos agrícolas e, depois de um tempo, vemos perceber que os produtos que estaremos consumindo terão preços muito maiores", avalia Bolsonaro.

O vídeo foi gravado por Gilberto Cattani, pequeno produtor rural da região do Vale do Teles Pires, centro-norte mato-grossense. Na gravação, Cattani lembra que "existem plantações e tipos de solo que não permitem o uso de tratores ou pulverizadores terrestres para a aplicação de insumos e defensivos. Há momentos no ano em que o solo está enxarcado ou até mesmo a altura da cultura plantada não permite a aplicação terrestre. Acabar com a aviação agrícola é atacar frontalmente 60% de nossa produtividade agrícola".

O assunto foi tema de matéria no Portal da Cidade na semana passada (leia matéria). O texto reaqueceu o debate em diversos setores da agricultura e trouxe à tona o embate entre a necessidade de produzir alimentos e os interesses de grupos ambientalistas que afirmam ser a aviação agrícola prejudicial ao ecosistema.

Outro parlamentar a entrar na briga foi o deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT). EM outro vídeo que circula pelas redes sociais, Barbudo destaca que, ao contrário do que afirmam alguns grupos políticos, "a aviação agrícola é precisa. Todas as aplicações têm receituário (...) Eu quero dar um recado ao povo de Mato Grosso: Nosso estado tem deputado que defende a modernização da agricultura, para que possamos ampliar a produção e matar a fome dos brasileiros e do mundo. Ao pessoal da aviação agrícola, fiquem tranquilos que conversaremos com a bancada estadual e, jamais, um setor que gera emprego e renda, será destruído por aqueles que não têm amor aos produtores e querem que o Brasil se torne um país sem plantadeira, colheitadeiras e sem agricultura".

Atualmente, o Brasil possui a segunda maior frota de pulverizadores aéreos do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.

Fonte:

Deixe seu comentário