Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

literatura

Escritora luverdense lança livro na Bienal de São Paulo

Camila Moreira foi convidada para o evento cultural que reúne mais de meio milhão de pessoas. O novo trabalho abordará violência doméstica.

Publicado em 21/07/2018 às 22:48
Atualizado em

Camila Moreira, escritora luverdense (Foto: Reprodução/Nova Color)

'Muito Além do Amor' será lançado oficialmente no próximo dia 03, na Bienal de SP (Foto: Divulgação)

Camila Moreira já escreveu mais de sete livros, e tem cerca de cem mil exemplares vendidos em todo Brasil. Luverdense, escrivã ad-hoc de Polícia Civil e Bacharel em Direito, a jovem escritora lançará mais um trabalho no próximo dia 03. Embora tenha participado de outras edições do evento, este ano Camila será uma das convidadas da 25ª Bienal Internacional do Livro - São Paulo. Em sua nova obra, a autora abordará um assunto sério, forte, polêmico e relevante na sociedade: a história de uma mulher vítima de violência doméstica.

A autora luverdense começou a publicar histórias em uma plataforma online, em meados de 2013. Em poucas semanas, as publicações já registravam cerca de cem mil acessos, iniciando um caminho de evidência dentro da literatura brasileira.

“Eu comecei a escrever por brincadeira. Tem um site na internet chamado Wattpad, e eu lia algumas histórias nessa plataforma. Nesse site você ia postando os capítulos diariamente, e tinha um feedback dos leitores que estavam te acompanhando. E eu comecei a escrever no final de 2013, em dezembro eu já tinha quase cem mil acessos na minha história e uma editora — a TDL, me procurou. [...] Eles gostaram da história e me ofereceram a publicação em forma de livro digital” – contou ao Portal da Cidade.

A primeira obra, 'O amor não tem Leis’, ficou cerca de quinze dias na plataforma da Veja como o e-book mais vendido do Brasil. O conteúdo foi adquirido por leitores do Japão, Inglaterra, Dinamarca, Irlanda e Portugal. Então uma grande editora, que agora faz parte do grupo ‘Companhia das Letras’, se interessou pelas histórias e adquiriu os direitos de publicação. 

Desde então, Camila tem conquistado destaque nacional e internacional. Em agosto de 2014 relançou o livro ‘O amor não tem leis', e no mesmo ano, o ‘O amor não tem leis - O julgamento final’ veio para consolidar o sucesso. Camila foi notícia nos principais meios jornalísticos do país, e até no mundo. A escritora foi citada no Jornal americano The Washington Post como referência na literatura adulta brasileira.  O auge de Camila foi alcançado em abril de 2015, quando concedeu uma entrevista à jornalista mais famosa do país, Marília Gabriela, no quadro ‘Marília Gabriela Entrevista’.

De lá para cá a autora não parou de escrever. Em 2015 publicou ‘Oito Segundos’, sucesso absoluto lançado oficialmente no Rio de Janeiro. Em 2016 lançou ‘Caminhos de Afrodite’ e ‘Minha melodia’, em São Paulo. Em 2017 as obras ‘ABC do amor’, pela editora Galera Record, e ‘As cores do amor’, também no Rio. E em agosto de 2018, Camila lança ‘Muito além do amor’.

Percorrendo as capitais paulista e carioca, a autora também passou por Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Brasília. Sempre com histórias envolventes, Moreira faz ser possível o leitor se identificar com os personagens, ainda que fictícios. Quando questionada sobre a inspiração para suas obras, a autora luverdense respondeu:

“Todas as minhas histórias têm um pouco de mim. Eu sempre tento escrever de assuntos que eu conheço, de assuntos que eu tenho facilidade de abordar. O meu primeiro e segundo livro se passaram em um ambiente jurídico, escrevi quando eu estava fazendo [a faculdade de] Direito. O terceiro livro que eu lancei, ‘Oito Segundos’, se passava em uma fazenda do interior, e eu morei em fazenda até oito anos de idade [...] Eu dou um pouquinho de mim para cada história. ”

Ela relevou também que tudo começa na pesquisa. São cerca de dois a três meses pesquisando, “tentando abordar de forma mais real, mais convicta” todos os assuntos em que se dispôs a trabalhar no livro.


Camila Moreira, escritora

Identidade

"Todas as minhas histórias têm um pouco de mim."

Camila Moreira, escritora


O lançamento oficial de seu mais recente trabalho será na Bienal de São Paulo no dia 03 de agosto, mas os exemplares estarão disponíveis nas livrarias em formatos físico e e-book a partir desta segunda-feira (23). Nos dias 03 e 04 de agosto Camila concederá sessão de autógrafos na capital paulista. E embora o lançamento oficial esteja marcado para acontecer fora de Mato Grosso, Lucas do Rio Verde não ficará desassistida. Após retornar da bienal, a escritora deverá conceder uma sessão de autógrafos em umas das livrarias do município.

Ao Portal da Cidade, Camila compartilhou um trecho de seu novo livro. ‘Muito além do amor’ contará a história traumática e envolvente de uma mulher vítima de violência doméstica. 

"É engraçado como as pessoas julgam relacionamentos como o que tive. Para elas, terminar seria a solução mágica. Depois disso, tudo ficaria bem, não é mesmo? Acontece que elas não sabem que somos envenenadas durante anos. Pequenas doses de abusos e agressões que demoram para fazer efeito, mas que nos matam para o mundo. Depois do fim, ainda temos que lidar com nossa mente fragmentada e um coração doente. Aprendemos a viver cercadas por medo, insegurança, desconfiança e todos os outros sentimentos negativos que existem. Não nos recuperamos depois do fim. A verdade é que continuamos, por um bom tempo, reféns de todo o terror que um dia vivemos."

Bienal do Livro SP
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro. Lá se reúnem várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos. 

A 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa no dia 03 de agosto e segue até dia 12 do mesmo mês. O evento chega a reunir mais de meio milhão de pessoas.


Fonte:

Deixe seu comentário