Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALTA TECNOLOGIA

Luverdense conta com tecnologia de ponta para a temporada 2020

Metodologia acompanha desempenho de cada atleta e da equipe a cada treinamento, em busca dos índices ideais ao longo da competição.

Publicado em 24/12/2019 às 02:57
Atualizado em

Luverdense começou os treinos para a temporada 2020 contando com apoio de tecnologia inovadora desenvolvida por cientista paranaense (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Em busca de melhorar seu desempenho em relação às últimas temporadas, o Luverdense conta este ano com o apoio de uma ferramenta de alta tecnologia que vai auxiliar o comissão técnica na leitura do desempenho da equipe e de cada jogador nos treinos e nas partidas que serão disputadas. Os profissionais envolvidos são divididos em duas equipes que monitora os dados à beira do campo e outros que ficam em uma central de processamento de dados, onde as informações são tratadas, interpretadas e devolvidas para o treinador e seus auxiliares em forma de índices.

Como funciona

O idealizador e principal desenvolvedor do programa, Dr. Elto Legnani, Professor da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, explica que o programa implementa uma tecnologia inovadora no esporte brasileiro: “atualmente, no futebol, existe uma gigantesca quantidade de informações à disposição, mas todas seguindo uma métrica própria e que gera mais desencontros do que dados concretos para os gestores e treinadores. O nosso trabalho procura justamente de reunir em um só campo de leitura, esta gama de índices em uma só plataforma, em tempo real, mostrando o desempenho da equipe no mesmo dia em que os dados foram coletados”.

Resultados reais

Com estas respostas mais imediatas, afirma o Dr. Legnani, o Departamento Médico pode medir a evolução de atletas em recuperação dia após dia com maior precisão, além de estabelecer as condições ideais de alimentação e sono, por exemplo, de cada atleta. A partir destes e de outros números, o time pode criar uma agenda mais próxima das reais necessidades do conjunto e de cada jogador em particular.

“Os resultados deste conjunto de medidas podem ser vistos dentro de campo, com maior desempenho dos atletas e aproveitamento mais eficiente de suas potencialidades individuais e coletivas”, explica o Professor.

A metodologia do programa já foi testada em equipes do sul do Brasil, em especial a do Náutico Almirante Barroso, de Itajaí-SC. A equipe foi a campeã da segunda divisão do estadual com três rodadas antes do final da competição.


Fonte:

Deixe seu comentário