Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CAFEZINHO

Tomar café em excesso pode causar diversos problemas de saúde

Na última matéria da série sobre o café, a bebida mais consumida no Brasil, saiba quais são as consequência de se exagerar na dose

Publicado em 18/07/2019 às 00:54
Atualizado em

Na medida certa, dizem pesquisadores, café pode ser altamente benéfico à saúde (Foto: Reprodução)

Apesar de o café ajudar a ativar a memória e ser uma bebida deliciosa para acompanhar qualquer ocasião, o exagero no consumo pode desencadear uma série de complicações no organismo. De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo – USP – beber mais do que três xícaras (200ml) por dia aumenta em até quatro vezes o aparecimento de problemas relacionados à pressão alta e até mesmo ao coração.

De acordo com a Doutora Andreia Machado Miranda, coordenadora da pesquisa e pós-doutoranda no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), existe uma importante relação entre o consumo de café e a prevenção da pressão alta, desde que feito de maneira moderada.

A PESQUISA – Para coletar os dados que compõem o estudo, a equipe de pesquisas entrevistou e avaliou um grupo de 533 pessoas entrevistadas no Inquérito de Saúde do Município de São Paulo (ISA), de 2008.

Segundo a pesquisadora, “com todos esses dados, fizemos o estudo de associação entre pressão arterial, genética e influência do café. Foi aí que concluímos que indivíduos que tinham alguma propensão genética à pressão alta, e que consumiam mais de três xícaras de café por dia, tinham uma chance quatro vezes maior de ter pressão alta em relação a quem não tinha predisposição”.

PRÓXIMOS PASSOS – Os pesquisadores querem saber sobre os efeitos do café sobre pacientes com alguma doença cardiovascular – particularmente a síndrome coronariana aguda, causada por obstrução na artéria coronária, que irriga o coração. Os pesquisadores vão avaliar, durante quatro anos, os dados de acompanhamento de 1.085 pacientes que sofreram infarto agudo do miocárdio ou angina instável e foram atendidos pelo Hospital Universitário da USP.


Fonte:

Deixe seu comentário